DICA - Direcionando sinais no L/R [GTR/PCM]

Eae!

 Como feito no vídeo "Comparação - MOD/PCM (resposta)" em que dividi o sinal para os testes, coloco aqui onde direcionei o sinal da guitarra. Estou postando isso, pois é uma opção em que o Carlos Alberto me perguntou da possibilidade, pois a mesma é interessante para a maneira que está procurando utilizar a GR-55. Isso fica interessante para aqueles que - assim como ele (por enquanto, kkk!) - não utilizam a pedaleira em linha ou prefere espetar a guitarra no input do amp, sendo assim, tendo a opção de enviar L (PCM's) para a mesa e R (GTR) para o amp de guitarra, utilizando assim os efeitos da pedaleira, que são inativos via GUITAR OUT. Segue o um trecho da conversa com o  Carlos Alberto - via Google+ - falando sobre mais opções em palco/ensaio com a pedaleira em linha:

  "Com tudo em linha stereo a vantagem é que em palco você pode jogar o L/R para seus retorno individual (eficiência em ensaios e pequenos eventos sem PA) com os dois amps e, via PHONE, você pode jogar o sinal stereo para a mesa apenas com um cabo stereo em um canal stereo da mesma (já utilizei assim). Mesmo em mono, direto na mesa, os timbres fluem normalmente (assim também já utilizei). Putz, eu gosto de pedaleira em linha, por 'n' motivos, então considere isso em minhas opiniões, ok?"

 Achei interessante citar isso! XD

Logo segue onde se encontra o parâmetro, que no caso o PAN está para o R:


 Interessante citar aqui que o SWITCH não precisa estar habilitado para o direcionamento ser funcional, bem como é indiferente o EFFECT TYPE que está sendo utilizado.

 Algo a destacar é que no MOD também se encontra o NS (Noise Supressor) da GR-55, como pode-se ver na imagem acima (já me perguntaram sobre o NS...).

 Para os PCM's, o direcione de forma habitual:



 O direcionamento é funcional tanto nas modelações quanto nos captadores normais.



 Por fim, vale salientar que ainda fica um mínimo sinal do PCM no PAN da guitarra/modelação que com um pouco mais de análise provavelmente pode ser sanado. Uma análise interessante para quem procurar utilizar essa configuração, não?!

PS: Pelo fato da independência de sinais, utilizei o [STRUCTURE: 1]
PS2: Há utilidades interessantes para esse tipo de configuração. = ]
PS3:  Uma observação do Ismael a qual eu não tinha atentado aqui.

 Então, testem aí, melhores, alterem  e postem os resultados! Ficarei - bem como provavelmente vários users da GR-55 - grato com sua colaboração!


[ ]'s sintetizados!

6 comentários:

  1. olá rapfael,tudo bem??
    estou satisfeito com o meu gr,consegui timbrar da maneira q gosto,mas esse esquema do L/R seria muito bom,pois eu teria mais controle de volume e equalizaçoes independentes ,quando ligado na mesa!! mas o problema é q eu nao consigo tirar esse minimo sinal q fica,,vc descobriu como tirar??
    valew!!
    ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ismael!

      Que bom que está satisfeito com sua GR! Ela por vezes é um caso de amor e ódio, haha!

      Cara, o mínimo sinal que você diz é algo como uma sobra do sinal PCM no outro PAN? Provavelmente você está utilizando reverb, chorus ou delay, correto? Esses efeitos agem na cadeia de sinais após o STRUCTURE e antes do EQ (como pode-se verificar no diagrama de bloco no manual), logo, quando você utiliza alguns deles, o mesmo "dá uma amplificada" em ambos os sinais, então os dois se juntam, mesmo que um com menor intensidade. Pelo STRUCTURE: 1, você pode utilizar os efeitos MOD para os sons de guitarra e os efeitos MFX para os sons PCM, sem que haja essa sobra, porém aí há uma clara limitação de efeitos, dependendo de seu uso.

      PS: Nem tinha reparado nisso, pois o Carlos Alberto - que utiliza com frequência esse tipo de configuração - não chegou a me citar tal fato. Logo, obrigado pela observação! Vou até dar uma editada no post!

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  2. Meu caro, em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Sou um recente usuário da GR 55 e estou perdido, mas aprendendo.
    A minha dúvida consiste no seginte: comprei um godin e uma gr 55 e nao consigo configurar pra que controle o violao e a gr em seus volumes. Só consigo funcionar a gr. Só tenho o violao se ligo de forma independente. Iso an aonctecia com a gr 20 que tive anteriroment.
    Se puder me ajudar, agradeço.
    att
    ito Moreno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ito!

      Primeiramente, muito bom o seu trabalho!

      Sobre a sua dúvida - se bem a entendi - na GR-55, GK VOL (Synth VOL do Godin) está originalmente configurado para controlar o volume do patch, sendo que, ele fechado, o patch será zerado. Para você alterar tal configuração, você terá que utilizar o "Patch Settings". Esse post fala sobre isso:

      http://goo.gl/gSJk1u

      Aqui cito um pouco sobre o "Patch Settings", aos 1:15 aprox. do vídeo:

      http://youtu.be/ZWiLs8GYEsw

      Fora isso, só os [TONES] correspondentes estarem setados.

      É isso! E, qualquer coisa, só postar

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Ola gostaria de saber como posso habilitar a saída guitar out em um determinado Patche pois a minha GR funciona perfeitamente o som da guita limpa no guitar out em todos os patches ...mas quando aciono um ORGAO "organ&strat" a saída guitar out fica MUTE. ...me ajudem por favor. Silvio Dias. vegaz@vegaz.com.br ou no whats 5185982332

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Silvio!

      Pela sua citação, aparentemente a questão é sobre a funcionalidade do GUITAR OUT. Dá uma lida aqui:

      http://goo.gl/shMdg1

      Se não for isso - ou não esteja muito claro - só comentar!

      [ ] 's!

      Excluir