DIVERSOS - Comparação MOD/PCM (resposta)

Eae!

 Putz, fazia tempo que eu não pegava o violão com cordas de aço para fazer algo senão os clichês sertanejos e pop's!

 Então, depois de algumas pessoas perguntarem p'ra mim sobre latências, atrasos e afins tanto aqui no blog quanto nos meus vídeos no YouTube, decidi fazer esse pequeno teste - e demonstra-lo em vídeo - que eu tinha em mente a tempos e inclusive já cheguei a citar a ideia em algum lugar. Aproveitei e o fiz com o violão, haha! Um adendo interessante de se falar é que a resposta do violão se comportou melhor utilizando o tamanho da escala de um Strato ao invés do tamanho da escala do próprio (~650mm), sendo assim, utilizei a configuração da minha Strat para tal teste, inclusive as distâncias dos saddles em relação ao hexafônico são as da Strat!

 Antes de tudo, fotënhas do violão:

No violão a regulagem se limita um pouco devido a certa impossibilidade da melhor regulagem
 individual da altura das cordas, salvo "adaptação técnica".
Agora uma explicação sobre o teste e como procedi para o mesmo:

 - A ideia é comparar a resposta de uma modelação com um timbre PCM e uma modelação, através de uma gravação stereo, onde - obviamente - cada timbre estará em um PANO ideal para ouvir o teste seria utilizar um fone de ouvido, para uma melhor definição dos timbres e sua resposta para que assim você possa o julgar se tolerável ou não.
 - Infelizmente, além do fato de eu não ter fechado totalmente os volumes (como sempre, um detalhe esquecido...) as compressões de áudio fizeram os PAN's se juntarem mais ainda, mas o timbre proposto ainda é predominante, além de mesmo assim ainda ser possível a análise das respostas
 - Toquei de forma aleatória, pois o objetivo do vídeo é apenas de caráter ilustrativo. Sendo assim, após cerca de 9 minutos de aleatoriedade, editei o vídeo para utilizar as partes mais funcionais ao propósito do mesmo.
 - Utilizei os timbres de Piano e de uma L4. Vale salientar em muito que cada timbre tem sua individualidade, sua linguagem. Escolhi o piano por ser a estrutura básica de meus PCM's e por eu já estar acostumado com o mesmo.
 - Não alterei nenhum parâmetro do PCM (aqueles de tecladistas, kkk!). A alteração dos mesmos é outro fator que teoricamente melhoraria a sua resposta.
 - A boa regulagem do captador hexafônico no instrumento é peça fundamental para uma boa resposta dos PCM's, além, é claro, de seu playing.
 - Esse é apenas um teste baseado em meus parâmetros e playing. Eu considero a resposta da GR-55 bem tolerável quando a "falta". O conceito nesse caso passa a ser pessoal. 
 - O GK - nesse teste - não está configurado da melhor maneira para meu violão, e sim para minha guitarra, como descrito no inicio do post.
 - Quanto as regulagens do GK, estão todas - exceto distâncias e tal - como vem de fábrica. Esse é outro ponto que, o que funciona para um não necessariamente funcionará para outrem. Para quem se questiona um pouco nesse ponto, vale uma lida nesse comentário de um teste que fiz: http://goo.gl/Zs8xw
  - Vale lembrar que a gravação foi feita via USB, logo, a capacidade de processamento da GR-55 também se direciona a tal função, somando o número de processos feitos ao mesmo tempo.
 - Olha a altura da minha E em relação ao hexafônico!!! 


 Pois bem, vamos ao teste! A captura da tela do computador não ficou em tempo real, então a coloquei só por referência mesmo e para ocupar espaço! O vídeo é apenas uma forma de divulgar o teste. No mais, segue:




Agora imagens mais detalhadas da track e suas comparações de resposta (pontos aleatórios da track, ok?), em um grid menor. Por favor, observem o tempo da track de exemplo em relação ao vídeo para uma melhor compreensão do mesmo, isso se eu não o omiti, hehe. A superior é o PCM. Clique na imagem para aumenta-la:

Entrada:

 

Entrada 2:




Acordes:


 




Escala:


 


Base:


 

Frase:


 


Acordes cheios:


 



Cromatismo:



 

Aqui no cromatismo exemplifiquei com dois pontos distintos durante o playing para exemplificar a adequação que temos ao tocar.


O fato dessa mudança nas respostas se deve a questão da dinâmica.


Por fim, pelo teste, eu diria que a latência é de uma média de 20ms, sendo que na minha Strat, creio que essa média tende a cair. E aí, sonoramente tolerável para você? Faça também seus testes!

 [ ]'s sintetizados!

2 comentários:

  1. Muito bom, como sempre.
    Rafael, vou aproveitar para divulgar o meu blog, se vc permitir. No blog eu divulgo a minha experiência do violão Caimbé MIDI com a GR-55.
    Segue o endereço do blog: http://pamplonajunior.blogspot.com.br/

    abs
    hpamplona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Pamplona!

      Claro que permito, e ajudo a divulgar! Até um post já criei:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/11/diversos-gr-55-e-caimbe-blog-do.html

      Agora, 'bora postar!

      [ ]'s!

      Excluir