VIDEO - MOD Bass Demos

Eae!

    Primeiramente, me desculpem, contrabaixistas! Sou apenas um guitarrista que recentemente adquiriu um contrabaixo, haha!

    Entretanto, assim como fiz a um tempo com algumas modelações de guitarra - https://youtu.be/ZsoiGFmXIKI - agora disponho aqui alguns exemplos de algumas modelações de contrabaixo presentes na GR-55 quando BASS MODE, sendo que as simulações dispostas são:

  - Fender Jazz Bass 1960  
  - Fender Jazz Bass 
  - Fender Precision 1960 
  - Fender Precision Bass 
  - Music Man StingRay 1970 
  - Rickenbacker 4001
  - Gibson Thunderbird 
  - Contrabaixo com captador ativo
  - Höfner “violin bass

    Lembrem-se que os PB, e o StingRay são os únicos que não têm "escolha de captadores" (cito isso devido ao fato de não fazer a alteração dos mesmos durante o vídeo).

    Enfim, a ideia aqui é mais de referência básica, pois com um contrabaixista tocando (a postura, o groove, posição da mão direita, a exemplo), o resultado sonoro tende a ter uma relevante diferença! Em relação ao patch utilizado, apenas a modelação de contrabaixo está ativa, logo, nada de modelação de amp, EQ, ambiência, MFX (...). Apenas na DAW "passei" um NR para eventualidades....

    Aproveitando, um detalhe que eu gostaria de citar é que, em relação a regulagem da captação hexafônica no contrabaixo de seis cordas, as quatro cordas centrais apresentaram uma fácil regulagem e ótima resposta, porém as primeira e a sexta não responderam como as outras (preciso dispor de mais tempo para uma regulagem mais efetiva, porém, como estou gostando do timbre do meu bass - um Condor XB-260 - e sua captação normal... haha!!). No mais, segue vídeo:



 Ah, desculpem-me pela imagem! Atualmente não disponho de uma maneira melhor de gravação... e, como citei, ultimamente não disponho de um tempo maior para uma melhor produção de vídeo ou um "script" mais elaborado...  No mais, espero que o vídeo seja funcional para a proposta! E, preciso estudar mais contrabaixo, hehe!

 [ ]'s sintetizados!

4 comentários:

  1. Olá meu caro Rafael parabéns pelas dicas !
    Sou baixista e tenho dificuldades com alguns parches, sinto um atraso no som e muitas vezes o som sai embolado. pode me ajudar por favor ?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ednei!

    Então, alguns detalhes se aplicam como na guitarra. Vou dar um ctrl+c/ctrl+v de um comment de um dos meus vídeos que pode lhe ser útil, ok? Segue:

    " Inicialmente, a adequação do playing é um ponto importante. Além da adequação do playing, uma coisa que faz evidente diferença é a altura dos polos do hexafônico do GK em relação as cordas, sendo que, quanto mais próximo das cordas, melhor sua resposta. A regulagem dessa altura se dá naquele pequeno parafuso "fenda" no meio do captador. Fora isso, eventuais calços também colaboram para uma melhor funcionalidade dos PCM's. Na parte de programação, por vezes, um +1 no ATK do [TONE] tende a colaborar com a melhora da resposta (ao menos no meu caso...). Você pode também estar alterando o parâmetro VELOCITY para tentar obter uma melhor resposta, que você encontra tanto no timbre PCM quanto no GK SETTING. Interessante também é verificar o LEGATO e/ou o CHROMATIC, dependendo do timbre e necessidade.

    Certa vez fiz um teste com os parâmetros e violão, sendo que entre as conclusões que cheguei foi que, um parâmetro que melhora um pouco a resposta é o PLAY FEEL do GK SET no [SYSTEM]. Ele originalmente vem em 3, alterando para 4, a resposta fica interessante, e, em 5, perde-se a naturalidade do playing, IMO. Logo, o 4 seria um bom teste. Logo após o PLAY FEEL, seria interessante aumentar pouco o VELOCITY DYNAMICS (que originalmente está em 5), sendo que o meio termo (7) talvez seja suficiente."

    Uma outra ideia funcional é encontrar um PCM em que a resposta seja boa ao seu playing, e, a partir dele, apenas alterar o PCM e adicionar o que lhe for necessário.

    Continuando, confesso que durante essa postagem estou com o contrabaixo em mãos para não me equivocar..... No meu caso, instalei o captador hexafônico com aquelas molinhas que vem como GK, assim tendo uma melhor condição de regulagem. Diferentemente do captador de guitarra (possivelmente devido ao calibre das cordas), os polos do GK BASS não são visíveis, então acaba sendo uma regulagem um pouco mais "generalizada". No meu contrabaixo de seis cordas, com o que citei acima, as quatro cordas centrais (EADG) têm uma ótima e constante resposta, porém, sexta (E) e a primeira (C), em alguns patches a resposta é mais "complicada/fraca". Sei que, abaixando os saddles eu posso melhorar essa resposta, mas eu resolvi não o fazer... por enquanto!!!

    Verifique os detalhes citados! E, precisando, só postar!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado amigo pela atenção, e pela resposta muito bem detalhada. Você me ajudou muito, valeu mesmo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Ednei!

      Que bom que as citações lhe foram úteis! Então, agora, bons sons!

      [ ]'s!

      Excluir