DICA - Manutenção Preventiva

Fala!

     Importante atualização: depois de taaanto tempo (tenho a GR-55 desde 2011; esse post é de 2015; essa atualização é de 2019) resolvi cortar/abrir o cabo e me deparo com o que está presente no vídeo abaixo... a malha simplesmente esfarela! Ela está "acabada"... portanto, agora uma confirmação visual do que me atrapalhou (sim! E muito!) por tanto tempo!

     Bom, no post e nos comments há a "epopeia" com o GKC-5 que veio com minha GR-55... 



     Depois de um bom tempo, um post (!) com algo que eu já citei tanto aqui no blog quanto no YouTube, que é a manutenção preventiva da GR, do cabo e do GK. Ah, esse post também é devido a um comment aqui no blog.

     Por base, eu sempre fiz - e faço - a manutenção preventiva de todos meus instrumentos, cabos, enfim, e, com a GR-55 assim é, hehe! Um detalhe importante, é o que eu faço de acordo com os inconvenientes que eu tive, OK?!

     Pois bem, aqui citarei alguns procedimentos que constantemente faço, por vezes quinzenalmente, por vezes mensalmente, por vezes casualmente, relatando também o ocorrido, tal como ruído, captador falhando, etc. Vamos lá!

     Então, um dos primeiros problemas que tive foi em relação a corda G começar a falhar, e com o tempo, isso se estendeu também para a corda E aguda. As duas cordas, salvo engano tem os contatos na linha superior - da trava - do jack 13PIN. Eu, considerando que é algo relativo ao contato em si, optei por simplesmente limpar os contatos com álcool isopropílico. A escolha dele é simples, pois o mesmo é isento - 99,8% - de água e seca rapidamente. Há quem cite os limpa-contatos, sendo que eu não o utilizo pois na verdade ele "joga as sujeira para os lados" (nunca repararam que se forma uma "massa" onde o mesmo é utilizado?). O álcool isopropílico, se comprado em loja de componentes eletrônicos não é caro e é durável para nossa utilização. Em farmácia é que é caro! Logo, procurem em lojas!

A dupla polivalente!

     Para adicionar o álcool isopropílico aos contatos da GR-55 e do GK, utilizo uma seringa com agulha fina (aí tem que ser na farmácia mesmo, kkk!):

Álcool isopropílico na GR, no GK, no GC...

    Após colocar o álcool isopropílico nos contato, uma boa é fazer movimentos constantes de travar-destravar (ou põe-e-tira) para limpar os contatos via "atrito" dos mesmos:


Não se esqueça da trava, hein?!

     Isso tendencialmente diminuiu os ocorridos, porém outra coisa que constantemente acontece é um ruído ao movimentar o cabo. Aqui, vale citar que aparentemente nem em todos os cabos isso ocorre, porém ocorre aparentemente em muitos! Digo que "nem em todos" porque em duas situações onde meu cabo não estava sendo utilizado (um com o cabo do Luciano Souza, que veio aqui em casa com a GR-55 e o cabo GC dele e, em outra situação testando um RMC PolyDrive e seu respectivo cabo - o que anula a possibilidade de ser a GR ou o GK -  com um violão Pirajá, violão esse de propriedade do Fanti) esse ruido ao mover - mesmo que em demasia - o cabo era inexistente. Logo, uma loteria? Se sim, infelizmente fui um dos sorteados, haha!!!

     Então, nesse caso, inicialmente, o que fiz por um bom tempo - e ainda faço -  foi "arretar" o cabo 13PIN (sim, com o receio de "passar do ponto"...), o que colaborou com a melhora dos sinais citados nos parágrafos anteriores e diminuiu a incidência do barulho ao movimentar o cabo:

Mudou a foto e mudou também o tema, hehe!

    Ainda com essa incidência, depois de um bom tempo, o que fiz foi "fortalecer" o cabo, utilizando um cabo normal de guitarra paralelo a ele, e juntando os dois com um tubo espiralado:

13PIN e cabo" nomal" juntos, dentro da espiral
A espiral e o cabo se estendem por 3 metros do 13PIN

    Isso diminuiu mais a incidência, mas não sanou a mesma, além de adicionar volume e peso extra ao cabo.

     No meu cabo, aparentemente, não são só as pontas que geram ruídos, mas a sua extensão. A título de informação, quando os plugs são os aparentes responsáveis, ta'í uma ideia:



     Por fim, um outro tipo de ruído que acontecia era uma ruído aparente de rede, do sinal, onde, quando eu dava uma batidinha na fonte ele parava, me levando a pensar que o problema era a rede de energia mesmo, porém, casualmente, troquei o P10/P10 - do OUT que vai para o amp ou mesa - e esse ruído parou! Logo, por anulação, o cabo - que funciona normalmente em outras ocasiões - era o problema.

     O que posto aqui são fatos e coisas que podem ajudar em eventualidades, OK? Não é um post com soluções, mas um post de caráter mais informativo, e, como são coisas casuais, é um post passível de equívocos, dependendo da sua situação. Porém, a manutenção preventiva é altamente recomendável!!! E aproveitem para também utilizar o álcool isopropílico e a seringa para limpar os outros SW da GR-55 e do GK!

     Comentários com mais ideias, soluções observações serão altamente colaborativas para os usuários que acessarem esse post. Portanto, de antemão, grato a quem puder colaborar!

     Sabe, há coisas que, por direito, como consumidor, temos e podemos cobrar das Empresas, da sua Assistência Técnica, de seus representantes! Eu que  tolerei demais, acho...

     Em tempo, o meu cabo ainda emite os ruídos como no vídeo ao se movimentar... o que consegui, com citado, foi diminuir a incidência do mesmo....

      [ ]'s sintetizados!

16 comentários:

  1. Olá Rafael, tudo bem? Recentemente adquiri minha GR-55 (2° mão) e comprei também um GK extra pro violão. O que acontece é que já estou com esse problema na corda 1 e 3 que as vezes funciona e as vezes não. Pois bem, hoje cedo fui na loja de eletrônica, comprei o álcool igual ao seu, uma seringa na farmácia E fiz esse procedimento. Esperei secar e te mais, é continua a mesma coisa. Será que eu coloquei pouco álcool nos buraquinhos de encaixar os pinos ou o cabo já tá com problema mesmo... Poderia me dar um help? (61) 99449-8303 - Whats app/ lucaslcr33@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas!

      Essa falha é - por anulação e para direcionar a questão ao cabo - em ambos os GK's? Desde esse post (OUT/2015) eu adquiri outro cabo GK (em 2018), o que sanou as questões citadas de ruido e falhas, porém, devido a uma desatenção da minha parte, a um tempo atrás acabei "chutando" o cabo e quebrando parte do encaixe do GK o fazendo "abrir" na parte quebrada. Com isso, posso direcionar outro ponto, que é o da primeira questão:

      Dependendo da maneira que é retirado o cabo, por vezes o JACK 13PIN aparenta "perder contato", como em um desencaixe, então, quando se é "acertado" esse encaixe, os volumes voltam a se nivelar. Depois do incidente, é o que - também , por vezes - preciso fazer.

      Sobre o álcool, não é necessário uma grande quantidade do mesmo, apenas aquela para função de limpar os contatos, Lucas!

      Por fim, para mim - e como citei no post - outro cabo foi a solução das questões... sabe, minha primeira referência e contato
      prático com synth's foi o meu, logo, eu não tinha referências - mesmo na internet - sobre essas eventualidades, a julgando "ocasional". E, sobre um cabo novo, o adquiri apenas pela possibilidade devido a uma viagem do meu irmão (paguei U$$49,95 e sem frete, haha!), ou provavelmente ainda estaria convivendo com essa "ocasionalidade normal e eventual" do meu "cabo sorteado"... ao menos, consegui a "certeza" do responsável!

      Mas... o dono anterior não relatou a você sobre tal fato, ainda mais antes da finalização da compra? Bom, talvez esse ponto entre na referências - ou falta de - citadas por mim em parágrafo anterior.

      Em base, é isso, Lucas! Porém, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  2. Opa Rafael, tudo bem?
    Então, falei com o vendedor e o mesmo falou que usava normalmente, sem esse problema. Mas o mesmo tambem disse que ja nao utilizava a GR a um tempinho, entao não sabia muito bem me informar. Como tenho um prazo pra poder devolver pela Mercado Livre, fiz o seguinte: encomendei um cabo novo e original (235,00 bem caro) é vou ver no que dá. Deve chegar essa semana. Caso persista o problema, eu devolvo o cano e a GR, ambos pela Mercado Livre. Caso funcione com o cabo novo, o vendedor vai arcar com 70% do valor que paguei.
    O caso é que o cabo que veio junto não é o original da Roland, é um branco que acho que ele mandou fazer é etc, além de estar velhinho.
    Aí Hj é sim, o problema da corda 1 e 3 ocorre nos dois GK.
    Bom, tem tudo pra ser o cabo né, é espero que seja. Essa semanais vai chegar aqui pra mim e depois respondo se consegui resolver ou não o problema.
    De qualquer forma eu vou tentar sempre fazer essas manutenções preventivas que citou, evitando repetir esse problema lá na frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Lucas!

      Que bom que há essas possibilidades que citou! E, poisé, o valor do cabo original - e outras coisas (...)- é, no Brasil, um pouco elevado...

      Por anulação, minha referência pessoal, além do fato de não ser aparentemente um produto "de fábrica" (logo, qual a qualidade de sua manufatura), a possibilidade de ser o cabo é grande!

      Bom, também espero que seja isso! E, com tudo em ordem, é só se entreter nas possibilidades que a GR-55 te disponibilizara, Lucas!


      [ ]'s!

      Excluir
  3. Fala Rafael, tudo bem? Então, chegou hoje o cabo original da Roland de 5 metros É acabei de testar nos dois GKS. Funcionou perfeitamente. Graças a Deus era só o cabo mesmo, agora com esse original aqui de 5 metros, espero que dure bastante e que eu possa aprender a explorar tudo que essa pedaleira oferece. Fica a dica pros demais que tiverem esse probleminha, pois muito provavelmente seja o cabo que já está na hora de trocar. Muito obrigado pelo suporte aí Rafael. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Lucas!

      Que bom que era "apenas" o cabo! Agora é aproveitar a GR-55!

      Ah, antecedendo, caso venha a pesquisar conteúdo aqui no blog, nos comments há muita coisa relevante, que vale a leitura!

      Bons sons, Lucas!

      Excluir
  4. Rafael, fiquei algum tempo sem ligar a gr55. Resolvi usar e surpreendi-me que alguns timbres não tocam. Por exemplo, todos os timbres Piano, Cordas....
    Usei a Factory Reset e mesmo assim o problema continua. O que faço?
    Abração do Luiz Otávio Braga
    luizorcb@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz! E, há quanto tempo, hein?!

      Como direcionou a não funcionalidade aos timbres PCM e já efetuou o Factory Reset, podemos considerar alguns pontos:

      - A(s) saída(s) utilizada(s). Está utilizando L/R ou PHONES, não? Me desculpe pela certa obviedade na questão;

      - Os timbres estão setados no patch? Aqui, creio que sim, devido ao reset e teste em variados patches;

      - Dependendo do instrumento utilizado, sua configuração, seja na GR-55, seja um detalhe nos controles do instrumento. Lembro que na época você tinha citado sobre um Sugiyama (mas esse não era para utilizar MIDI, hehe) e um Godin, salvo engano. Logo, esses pontos (volume do hexafônico no instrumento, setting no patch ou no sistema da GR-55...) pode ter relação com o fato. Mesmo caso esteja utilizando um GK, onde se encontra o MIX ou o volume do mesmo.

      Inicialmente, é isso, Luiz! Porém, qualquer coisa, só teclar!

      [ ]'s!

      Excluir
  5. Valeu! Vou refletir essas coisas e te falo!
    Abração

    ResponderExcluir
  6. BINGO!
    Era a saída, Rafa!
    Tudo certo. Te devo mais está. Vindo no Rio me manda um e-mail avisando.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que era apenas esse detalhe, Luiz!

      E, sobre o Rio, se algum dia eu for, mando sim! E, esperando a segunda parte da sua entrevista para o Almir Cortês no "UNIRIO de Sons"!

      E, bons sons!

      Excluir
  7. Valeu!
    Rafa, quando uso os Pianos, p.exemplo, o Grand Piano, aparecem coloca umas notas fantasmas. E7, por exemplo, ele coloca um sol bequadro, como uma apojatura para o sol#.
    O Rich Strings faz a mesma coisa. Isso é problema de velocidade ou sensibilidade ao toque, não é?
    Onde corrijo isto? É ao sentar o Piezo R (uso o Godin) ou editando o patch?
    Quanto à segunda parte do UNIRIO , acho que aconteceu algum problema no estúdio da Unirio. Vou perguntar ao Almir!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, o primeiro ponto seria setar a GR-55 para a utilização com os RMC, como citou! Fora isso, outra questão pode ser o "desacostume" depois desse período sem utilizar os timbres PCM, talvez mais que a questão dos parâmetros de sensibilidade e velocidade

      Sobre eventual edição, aqui, um teste que certa vez fiz:

      "Um parâmetro que melhora um pouco a resposta é o PLAY FEEL do GK SET no [SYSTEM]. Ele originalmente vem em 3, alterando para 4, a resposta fica interessante, e, em 5, perde-se a naturalidade do playing, IMO. Logo, o 4 seria um bom teste. Logo após o PLAY FEEL, seria interessante aumentar pouco o VELOCITY DYNAMICS (que originalmente está em 5), sendo que o meio termo (7) talvez seja suficiente."

      Mas, o setar "Piezo R" e "se acostumar" novamente com os PCM's já devem surtir uma diferença! Por vezes, esse a alteração desses outros parâmetros não se fazem tãããão necessárias!

      [ ]'s!

      Excluir