VIDEO-TUTORIAL - Tap Delay na GR-55

Falaê!

 Estou postando aqui esse vídeo-tutorial mais a fim de testes mesmo, de como ficaria, de como captar áudio e vídeo, enfim... Logo, alguns detalhes na edição foram esquecidos!!!

 Na prática, há apenas esses passos:

1) Para o tap delay funcionar é necessário que MIDI SYNC esteja desativado no [SYSTEM], sendo [SYSTEM] > MIDI > MIDI SYNC = OFF

2) No "TIME" do delay, gire o dial até o valor mais alto, aí então começaram a aparecer as células rítmicas, bastando você escolher qual quer.

 Ao menos, no vídeo, eu ainda cito alguns "porquês" e "como". Acabei falando o que fazer por três vezes, haha! No mais, segue vídeo-tutorial:



 Meio "perdidin" nas falas, e confundindo os caminhos, mas OK! Síndrome do [REC], haha!

Alguma crítica, dica ou sugestão?

[ ]'s sintetizados!

8 comentários:

  1. Boa Noite.

    Amigo você saberia informar se existiria a possibilidade de poder controlar o efeito do PCM e Model ou Pickup de forma que eu possa usar o pedal de expressão da seguinte maneira:

    Na posição minima até o meio do Pedal Model ou Pickup, Meio para o maximo PCM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Quando você cita "controlar o efeito", você se direciona a trabalhar com os volumes, correto? Se bem que com os efeitos também dá, haha!

      Pois bem, isso é possível sim, basta criar dois ASSIGN's com valores inversos para os TONE's (MODEL e PCM). Um Patch que pode lhe servir de base é o "PATCH - 4PCM + MOD" - http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/10/patch-4pcm-mod.html - que trabalha com essa ideia, porém com PCM's. Para o que você quer basta em um ASSIGN trabalhar com o PCM TONE LEVEL e em outro trabalhar com o MODEL TONE LEVEL, lembrando dos "valores inversos" para cada TONE. É isso!

      Qualquer coisa, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  2. Olá amigo, falando sobre sync, esse sincronismo Midi seria pra que exatamente? Eu tentei sincronizar com uma dr-3 mas não funcionou. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ronaldo!

      Isso é para você trabalhar com o sinal do MIDI 5PIN,enviando, recebendo, endereçando (RX MAP, ao exemplo) "mensagens" externas a GR-55, No vídeo, eu a desabilitando, considero o "pulso MIDI interno" da GR-55".

      Sabe, esse é um ponto da GR-55 que eu não tive a oportunidade de utilizar, apenas ler sobre, por exemplo. O local onde você provavelmente encontrará mais informação sobre a GR-55 e o MIDI 5PIN é no VGuitarForums:

      http://www.vguitarforums.com/smf/index.php

      Vale uma visita e uma pesquisada!

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Bom dia , não seios fiz aqui na GR 55
    Qdo mudo d um banco p outro o som vai no máximo mesmo com o volume do Caimbé no mínimo , aí tenho q aumentar um pouco o volume e aí volta ao normal :(
    Antes não fazia isso , pode me ajudar ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      O Synth Volume do Caimbé é o que você se refere, correto? Esse é o volume que, originalmente na GR-55, é o volume do patch. Chegou a alterar algo no sistema (apesar do " não sei o que fiz", hehe) ou mesmo nos controles do GK? Por base, quando algo similar acontece, o que podemos fazer inicialmente é inverter o valor do parâmetro do controle, mas isso depende de como o controle está setado no patch ou na pedaleira.

      Seria legal saber como está configurado o patch volume termos uma ideia do que pode estar causando isso, com por exemplo o controle em MOMENT ou TOGGLE ou o range do controle.

      Excluir
  4. Olá Rafael.muito bom suas explicacoes. Pena que não entendo todis os termos tecnicos.
    Minha duvida é:
    -AS guitarra e violões que estou usando no Gr55 estão com os sons leves sem peso no grave. O grave não está encorpado como o som do captador da propria guitarra.
    Como posso melhora estes timbres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos! E obrigado!

      Sobre os termos técnicos, caso queira, só citar quais, que procurarei uma analogia ou sinônimo para o mesmo!

      Sobre a dúvida, pelas citações, isso é relativo às modelações, correto? Pois bem:

      Sempre que uma modelação de guitarra é selecionada, inicialmente a captação da ponte é setada, logo, captador mais "agudo". Essa falta de grave pode se dever a isso. Portanto, basta alterar o captador da modelação para um som mais encorpado, como o da captação do braço, a exemplo. Seria bom verificar a princípio esses parâmetros.

      Para verificar a captação setada basta, sobre MODEL na aba [TONE] apertar o direcional do dial [>] que outra página se abrirá, sendo essa a que contém a escolha da captação da modelação. Caso isso não tenha sido alterado, provavelmente ela estará em PU REAR (ponte), bastando altera-la para o captador de sua escolha.

      Uma opção mais interessante é fazer as mudanças via ASSIGN, o que te dá muito mais opções de utilização dos/nos patches! Nesse vídeo-tutorial eu o faço, além de outras coisas:

      http://goo.gl/ebD9yU

      Sobre seleção dos captadores:

      https://goo.gl/uLpzL8

      Sobre alteração dos settings no GK:

      http://goo.gl/TFuhDQ

      Inicialmente, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir