DIVERSOS - Adaptador 13PIN/P10


Falaê!

 Depois de uma tarde estudando um pouco de harmonia funcional sem instrumento, apenas com uma boa leitura (aliás, é ótimo estudar Música por vezes apenas com lápis, papel e borracha!), decidi colocar em prática uma ideia... Apresento-lhes aqui mais uma adaptação técnica (aka gambiarra), feita para utilizar a GR-55 com guitarra sem GK, via um adaptador. Segue vídeo:




 Gravei o vídeo pois sabe-se que o GK tem um preamp interno que acaba dando um gás no som, sendo que, sem GK, sem preamp. Gravei por gravar - perceba os erros o.O - como citarei mais no fim do post.

 Se vocês procurarem nos comentários espalhados pelo blog, verão que por vezes citei a modificação interna (que eu não pensei - ainda - em fazer) e uma ideia desse adaptador, sempre com imagens. Para quem já chegou a ler isso, verá que a minha ideia era de criar um adaptador com um tubo de material condutor (leia-se metal) para o terra comum e com um conector em direção ao pino 7 - responsável pelo sinal da guitarra - do cabo 13 pinos.

 Pois bem, como conector utilizei um conector que é facilmente encontrado em "lixo eletrônico" (sabe aquelas placas velhas jogadas em sua casa? Eu tenho, hehe, pois tenho formação técnica em eletrônica e, quando preciso/quero...), inclusive quase sempre sobra esse conector dentro de computadores, principalmente nas ligações não feitas de USB, Leds e Buzzers na placa-mãe. O conector encontrei aqui era de 5 contatos, mas retirei um, visto que na linha do pino 7 há quatro terminais no cabo:

O espaçamento entre os contatos é padrão, e, mesmo necessitando de apenas um,
o fato de ter mais contatos deixa o conector mais firme

Está de lado, mas é a coluna do meio entre as três com 4 conectores

Conectado! O pino 7 será meu cabinho vermelho.
 Agora voltando a ideia do condutor para o terra comum, pensei "Por que não um conector de microfone?". Pois bem, fui lá e peguei um e... para minha grata surpresa... ele não só deu certo como o mesmo travou no cabo, haha!!! 

Cabo 13 pinos e carcaça do plug de microfone.

Travou! A garra da trava está no buraquinho do parafuso!

 Agora o próximo passo seria decidir como seria a conexão. Uma opção seria de fato utilizar um P10 para plugar diretamente na guitarra, mas como eu tinha um J10 aqui sobrando... foi ele mesmo!

P - Plug / J - Jack


Tudo conectado!

Plugado, travado e pronto para testes!

 Depois disso, só bastou ligar e testar! = ]

Utilizei um p10/p10 curto para conecta-lo ao adaptador.
                                        
 Agora vem a explicação do gravei por gravar do início do post. Primeiramente eu não sabia o que gravar (por isso ainda não gravei nada com "Violão+GK"), sendo que então, a única coisa que veio a minha mente - leia-se 7ª cordas - foi o riff de  "As I Am" do Dream Theater. Então fui lá e gravei o que lembrava do riff com uma simulação de Mesa "empurrado" por uma simulação de Tube Screamer. Ok, gravei, e, após isso, decidi fazer qualquer coisa com o Amplitube:


E foi isso...

 Por fim, após deixar o arquivo em uma única track, 'bora no mastering do Audition, haha!


Gosto desse plugin nativo da Adobe!
  O resultado final é o que consta no início do post! No vídeo, nem a imagem do adaptador há, haha, exceto a foto no começo!

Por fim, vale uma melhorada na estética ou funcionalidade, mas, como trata-se de um protótipo, está disposta aí a informação! Vale lembrar que sem o GK, a controlabilidade da pedaleira se limita (da-lhe mais Assigns!), bem como o uso de timbres da GR-55, pois assim teremos acesso a apenas o 'Modulo GT" da mesma. Aqui, procurei demonstrar (e testar) a ligação sem interferência alguma do GK, apenas um "tira-dúvidas", a título de curiosidade também da minha parte.


 Acho que é isso! No mais, qualquer coisa, quero meus direitos de patente sobre tal "gambi", kkk! Então, Roland, é uma ideia!



 [ ]'s sintetizados!

68 comentários:

  1. O Rafael, quero um desses kara, quanto vc cobra pra fazer um pra mim? Nem vou tentar fazer pois sou leigo em eletronica, rsrsrsrs...
    Abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Rique, o frete sairia mais caro que os componentes e a mão de obra, haha! Um conector "Modu" desses, quando não sucateado, sai uns R$0,15. Fora isso, bastaria apenas um plug de microfone e um P10, que sairia, sei lá, uns R$6,00(?). É coisa simples de fazer, mesmo para um leigo em eletrônica, bastando apenas "acertar o PINO 7", já que o plug de microfone se encarrega do terra, caso você venha a utilizar dessa maneira. Olha a simplicidade das ligações com esse esquemático:

      + ------------------ [Conector MODU] -> PINO 7 do 13PIN
      P10 |
      - ------------------ [Carcaça Mic] -> Carcaça 13PIN

      Só isso! Vê aê e qualquer coisa, só postar novamente!

      [ ]'s!

      Excluir
  2. Cara Parabéns achei fantástico.
    De onde você é? Tô querendo fazer para 2 guitas e um violão... já tenho um violão midi e uso a gr20.

    Como podemos fazer? sou de São Paulo e estou disposto a levar os instrumentos até você e pago o serviço.

    Me responda por favor:
    Rafael Briano
    rbriano@hotmail.com
    11 96131-8231 (oi)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Rafael!

      Valeu!

      Então, esse adaptador é funcional na GR-55 para utilizar o "Módulo GT" dela (drives, ambiências...), ou seja, sem PCM's e modelações, que necessitam do captador hexafônico para funcionar. Digo isso pois você citou a GR-20, e a GR-20 não possui um "Módulo GT", correto? Caso você possua também a GR-55, aí sim o adaptador poderá lhe ser útil.

      Sobre de onde sou, sou de Ibiúna. Sobre a necessidade de mexer direto no instrumento, não há necessidade, pois é apenas o cabo/adaptador. Como você citou que estaria disposto a trazer os instrumentos, bastaria trazer apenas os componentes que citei no comentário acima para o Rique Melo que aí são só alguns pontos de solda, haha! Inclusive, se o Rique quiser trazer também... Lembre-se que não travei o conector no jack do mic, então o coloco antes de travar no 13PIN. É o também citado "vale uma melhorada na estética ou funcionalidade", que não o fiz devido a possuir dois GK's.

      No mais é isso! Reiterando, o adaptador não é funcional nos PCM's e modelações, mas é nos drives, delays e afins "guitarristicos".

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Ok, vamos explorar seus conhecimentos entao rsrs. Teria alguma forma de triggar via midi o módulo da Gr55 com aqueles piezos caseiros? A idéia é criar uns pads pra fazer uma percussao em tempo real sem depender das cordas. Será que tem jeito? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Ou a falta deles!

      Primeiramente, Parafraseando o manual "não é possível tocar o som do gerador de som do GR-55 com informações que chegam ao conector MIDI IN ou conector USB-MIDI" (pg. 66). Afinal, vai tudo via GK!

      Então, cara, vou teorizar um pouco:

      Na ideia dos pads, para que os pulsos elétricos do piezo sejam convertidos em sinal binário/digital seria necessário um conversor, que nesse caso vem a ser um MIDI Hexpander ou o próprio GK, ou seja, só o piezo não adiantaria. Mesmo que com um MIDI Hexpander (ou um GK desmontado) seria necessário uma fonte com um sinal continuo para essa conversão, logo seria interessante que o sinal do piezo seguisse para um gerador de frequência de áudio para a interpretação do sinal/peça da bateria pela pedaleira, sendo algo na linha piezo>gerador>conversor para aí então o sinal chegar a pedaleira. A dinâmica ficaria "normalmente" a cargo do piezo. O negócio não seria só colocar os piezos e pronto... Talvez com o citado, tenha jeito... mas estou teorizando. = ]

      Agora, pensando em relação a provável utilização, você perderia em muito, pois se limitaria apenas a utilizar o "Modulo GT" em sua guitarra, além do custo do projeto não ser financeiramente interessante. P'ra mim, inicialmente nada aí se justificaria para esse tipo de uso. Vale mais a pena ficar nas cordas mesmo (que é o que faço!), arranjar uma bateria eletrônica ou adquirir um Pad Control, ala Victor Wooten, IMO.

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. ok, no fundo eu ja previa isso rsrs. Num home studio da pra usar o pc pra fazer as baterias, mas preciso criar um kit portatil para apresentacoes ao vivo (os drum tracks em wav sao limitantes pra mim). Estou pensando numa drum machine estilo sr 16 ou dr 880 por exemplo, e triggar algumas peças nuns pads caseiros tipo atabaque pra fazer a dinamica ao vivo. (estilo handsonic). mas acho que vai precisar de um modulo tambem, pra converter o sinal do piezo em midi e enviar pra bateria. Confere mestre dos magos? ;)

      Excluir
    3. Com uma bateria eletrônica, a própria já seria seu módulo de timbres. O que seria viável fazer - necessário testes, como contato e dinâmica - é adquirir uma bateria eletrônica como a Alesis citada por você e fazer um chicote a partir da placa de pad's, para ser conectada aos seus pads externos (ou utilizar a própria). O legal do chicote é que, assim, você poderia escolher os instrumentos a serem utilizados externamente. Ligando assim, não há nade de conversão para o timbre, pois a sua maneira de funcionar se manteria. Estaríamos apenas distanciando fisicamente os pad's do circuito...

      Se você for reparar nesse conceito, até com um teclado isso funcionaria.

      Teorizando novamente!

      ...estou vendo você procurando, no mínimo, um Octapad, haha!

      [ ]'s!

      Excluir
  4. Cara, se eu fizer isso pra usar um transmissor sem fio no GK3, (p10/13PIN pra ligar GK3/transmissor e outro p10/13PIN pra ligar receptor/GR55) sera q rola? Perde algum sinal? da pra continuar modulando corda por corda? Abs! Meu email eh yuripmissawa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Yuri!

      Então, essa adaptação só é funcional com a captação normal da guitarra, a via P10, sendo que a GR-55, nesse caso, "vira" uma GT. Como, pelo que citou, você estava pensando em utilizar PCM's com um sistema sem fio, nem eles e nem as modelações são funcionais com esse adaptador.

      No mais, um GK Wireless seria muito interessante!

      [ ]'s!

      Excluir
  5. Rafael diante de tanta tecnologia na GR-55
    bem que poderia ter um pitch inteligente.tenho até saudades da minha GT-5 estou querendo comprar um Boss PS6 Harmonist como eu posso usar junto a Minha GR-55? abração Beto Ramos[betoguitarra@bol.com.br]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, Beto! Isso é uma coisa que eu sinto falta também! Na minha antiga GT-8 eu também o tinha, bem como o Pedal Bend, que na GR-55 é funcional nas modelações e nos PCM's. Talvez a Roland/BOSS não queira competir com ela mesmo, com produtos muito equivalentes...

      Cara, se houvesse um pitch shifter inteligente na GR-55, seria ótimo - além da utilização com a guitarra - para as linhas de metais e violinos, por exemplo.

      Eu já cogitei a possibilidade de adquirir um Harmonist para utilizar em conjunto com a GR-55. Agora, como utilizar com a GR-55? Pois bem, as opções já que pensei seriam:

      1) Limitando-se ao uso da captação normal da guitarra, colocar o Harmonist entre ela e o GK, tipo [JACK GUITARRA]>[IN PS6]>[OUT PS6]>[IN GK]. Mais cabos ainda para utilizar...

      2) Testaria direto no OUTPUT da GR-55, inclusive com os PCM's! Nesse caso, me limitaria a não utilizar o L e R, apenas o MONO OUTPUT.

      3) Utilizaria ainda o L e R, direcionando os sinais, sendo - por exemplo - o L para timbres de guitarra e o R para timbres PCM e colocaria o harmonist no OUTPUT L. Aqui, um exemplo de direcionamento:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/12/dica-direcionando-sinais-no-lr-gtrpcm.html

      Essa seria uma ótima opção! Só não se descuidar e deixar o pitch shifter ligado, kkk!

      Essas possibilidades são interessantes para teste, pois, a julgar pela lógica... se rolasse e ficasse bom e funcional, porque não? O jeito é levar a GR-55 na loja e 'bora ver no que dá!

      Como já citei aqui no blog, quem sabe em uma próxima atualização da GR-55 eles não nos presenteiem com um Harmonizer, haha!

      [ ]'s!

      Excluir
  6. tenho uma gr55 e pensei varias vezes furar a carcaça e colocar um p10 p um in guitar , vc ja fez isso na sua?
    será q da certo?
    quero poser usar minha pedaleira como se fosse uma gt-10 tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Então, como eu possuo dois GK's, não fiz isso na minha (e ainda penso em adquirir um violão com sistema 13PIN, hehe!), mas tem um usuário - o +Ricardo Borges - que o fez, porém sem a utilização de um buffer. De início funcionou, mas depois ele relatou alguns estalos. Dá uma lida aqui:

      http://goo.gl/u03wHN

      Acho que o post dele é o único no blog de que fez a modificação.

      É isso!

      Excluir
  7. Bom dia Rafael,

    Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo blog e pelas dicas. Muito úteis e interessantes. Adquiri recentemente meu GR55 e encontrei aqui uma fonte de informações.
    Estou querendo a partir da sua ideia inverter o adaptador ou seja vou usar o cabo p10 e adapta-lo ao conector midi 13 vias. Dessa forma eu usaria um cabo 10 no lugar de usar o cabo midi.Porém estou em Brasilia e não encontro em lugar nenhum um conector midi 13 pinos macho. Você saberia me dizer onde posso encontrar esse conector midi 13 pinos macho.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, André! E, obrigado!

      Cara, o DIN 13PIN será mais facilmente encontrado em sites gringos (da-lhe ebay - http://www.ebay.com/bhp/13-pin-din - ao exemplo!). Não é só na Capital Federal que é difícil de encontrá-lo, haha! Se fosse o fêmea (o jack), talvez a Caimbé disponibilizasse, visto que ela os utiliza em seus violões. Ou, vamos recorrendo as adaptações...

      [ ]'s!

      Excluir
  8. Valeu mais uma vez Rafael pela informação. Vamos aos sites dos gringos ou as adaptações hehehe. Também vou garimpar coisas antigas tipo os teclados do MSX Expert que usam esse conector. Não estou a fim de pagar R$ 180,00 num cabo GK só para tirar esse conector e fazer esse adaptador. Estou tb considerando furar a carcaça do GR55 e adaptar o P10 direto no GR, mas confesso que isso seria a última opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do MSX eu não sabia! Até assim, comprando via ebay, ainda fica mais em conta, e ainda um produto novo!

      E.sobre o P10, vale uma lida aqui, também como referência:

      http://goo.gl/oyw1cx

      E valor do cabo .... aí entram os sites gringos novamente, p'ra variar...

      [ ]'s!

      Excluir
  9. Ola amigo !! Gostaria de uma informação , preciso de um cabo MIDI 13 PINOS - USB , ou seja q seje MIDI em uma ponta e USB em outra !! tem como ?? existe ??

    ResponderExcluir
  10. Ola amigo !! Gostaria de uma informação , preciso de um cabo MIDI 13 PINOS - USB , ou seja q seje MIDI em uma ponta e USB em outra !! tem como ?? existe ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rogério!

      O que você procura é utilizar o GK com VST's, sem a necessidade da pedaleira? Se for isso, há o Fishman TriplePlay. Vale uma pesquisada!

      Caso não seja isso, um cabo dessa maneira, desconheço, afinal, a conexão guitarra/pedaleira se dá via 13PIN!

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  11. Boa tarde! Parabéns pela descoberta. Uma dúvida, na terceira foto vc usa três cores de fio. Amarela, laranja e vermelha. Mas vc citou que só usaria a cor vermelha. Então pq conectou os três fios no plug 13 pinos? Se o negativo vc falou que seria a carcaça do plug do microfone, e no 13p onde seria o negativo? Você tirou o acabamento do 13p e perdi a referencia que deu na terceira foto, e na quarta foto, ficou escura e perdi a referência da foto anterior "3". Desculpa pelas minhas dúvidas ai. kkkk Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Alexander! Obrigado!

      Há o marrom também hehe! São quatro cores! O fio vermelho é devido ao fato de, no exemplo, ser o que se acopla no pino 7. Os outros fios que estão no conector poderiam ser retirados, mas não os retirei para não inutilizar o conector no caso de outros testes, logo, os três fios restantes estão inutilizados/desligados na adaptação.

      Sobre o negativo do 13PIN, o conector em si (a parte de metal - evidentemente - onde há as duas garrinhas/travinhas ) é o terra. No 13 PIN não há necessidade de alteração alguma. Na foto, o plug do microfone ficou totalmente sobre a parte metálica do 13PIN, o que talvez tenha lhe causado a impressão de alteração no mesmo, mas não há.

      Deu uma esclarecida? Qualquer coisa, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir
  12. tenho uma GR30 esse cabo funcionaria nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Nem!

      Bom, a pinagem é padrão, logo provavelmente funcionará em sua GR-30, lembrando que apenas o que é funcional no NORMAL PICKUP será funcional nessa ligação (na GR-30 chorus, delays, reverbs e flangers, correto?).

      [ ]'s!

      Excluir
    2. isso quer dizer que ñ consigo usar os sons de piano, orgão sax, dentre outros? sou meio leigo nesse lance de eletrônica... ou o melhor é comprar um adaptador MIDI GK3?

      Excluir
    3. Sim, pois para a utilização dos timbres PCM é necessário a captação hexafônico, nesse caso, o GK.

      Excluir
    4. ok... obrigado... vou providenciar... vale
      u

      Excluir
    5. rafael... me deixa te incomodar mais um instante... vc sabe se o GK2 dá pra usar na GR30?

      Excluir
    6. Nem, sem entrar em detalhes "eletrônicos", os GK's são em essência o mesmo produto. Dá para usar ambos os GK's nas GR's!

      Excluir
    7. Ok! Lembre-se que há o GK para guitarra e o para contrabaixo, sendo que para baixo há um "b", por exemplo:

      GK-2 / GK-3 - Guitarra
      GK-2b / GK-3B - Contrabaixo

      [ ]'s!

      Excluir
  13. vou te encher o saco de novo rafael... rsrs
    eu estou com um cabo 13 inos aqui
    e preciso fazer um reparo na pinagem dele
    gostaria de saber como devo proceder
    com relação as cores dos fios...
    vc pode me dar uma luz?
    desde já... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem, encontrei essa informação aqui:

      http://johnp.net/projects/guitar-synth/roland-pinouts.html

      Creio que nesse caso, o mais indicado seja a Assistência Técnica da Roland. Mas acho que esse link pode ajudar.

      [ ]'s!

      Excluir
  14. me deixa te perturbar mais uma vez... rsrsrs... preciso baixar o manual em português da GR30 em pdf ou qualquer outro formato... já revirei a NET e ñ consegui... de repente vc tem algum link... valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem, só em inglês mesmo:

      http://cdn.roland.com/assets/media/pdf/GR-30_OM.pdf

      Dei uma breve "caçada" aqui e também não encontrei, porém o em inglês já pode lhe dar referências.

      [ ]'s!

      Excluir
  15. Olá vc poderia me ajudar a fazer um para mim? A partir de colocar o adaptador de 4 entrada para o jack p10 eu não entendi, vc poderia me ajudar? Meu e-mail é jeffeveca@gmail.com / meu zap é 21 97416-5059

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jefferson!

      Você se refere ao conector de 4 entradas? Eu o utilizei porque era o que eu tinha aqui e o que dava maior "segurança" na conexão. Você pode também utilizar um conector com uma única entrada, pois, além do pino 7, apenas o "terra comum" será necessário. Em base, o importante serão duas conexões, sendo as anteriormente citadas TERRA (-) e PINO 7 (+). A ligação é a do primeiro comment do post:

      + ------------------ [Conector MODU] -> PINO 7 do 13PIN
      P10 |
      - ------------------ [Carcaça Mic] -> Carcaça 13PIN


      Ah, como por vezes citado no blog, um buffer se faz relevante a adaptação (mas eu nunca utilizei, hehe). A exemplo:

      http://goo.gl/u03wHN

      Seria isso?

      [ ]'s!

      Excluir
  16. Olá Rafael, é exatamente essa parte que eu não entendi, eu usando um conector de 4 pinos igual ao que vc fez, o pino 7 é o positivo! Dai posso pegar qualquer um dos 3 pinos restantes para ser o negativo? e assim soldar o jack, desculpa a pergunta mais não conheço bem a fundo eletrônica aí paira essas dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, os outros três pinos estarão estão desconectados. Como citado na primeira imagem, "mesmo necessitando de apenas um, o fato de ter mais contatos deixa o conector mais firme", por isso optei por mante-los.

      O negativo é o próprio plug do cabo de 13PIN (sua parte de metal externa), o "por isso" de o mesmo já fazer esse contato com a carcaça do plug de microfone. Logo, o negativo do jack será soldado na carcaça do microfone, que será, por sua vez, o terra (-) da guitarra.

      Deu uma esclarecida aí? Mas qualquer coisa, só postar novamente!

      [ ]'s!

      Excluir
  17. opa galera, tenho um violão caimbe midi padrão gk 13 pinos e tenho um modulo wavestatio sr da korg que usava em um teclado controlador alguém sabe uma forma de fazer uma adaptação pra usar o violão no modulo

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renan!

      Você tem alguma GR ou alguma interface 13PIN, como o Roland GI-20? Pela sua citação, aparentemente não, correto? Para a utilização a qual se refere, será necessária uma interface para a conversão de dados. Uma adaptação, desconheço.

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  18. olá, tenho uma grande duvida, fabricam cabo midi uma ponta 13 pin e a outra ponta 5 pin ? quero ligar meu violao midi 13 pinos em na interface 5 pinos sera é possivel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valdiney!

      Os pinos do sistema 13PIN tem funções que diferem do sistema 5PIN, em um contexto geral. Desconheço um cabo em que haja um conversor embutido nele (em tempo, Valdiney, ultimamente não tenho acompanhado muito as inovações no campo da tecnologia na música, ok?!) ou mesmo um conversos ala SONNUS i2M. Logo, uma interface 13PIN para 5PIN se fará necessária, como as GR's ou o AXON. A exemplo de interface, há ROLAND GI-20, que faz essa conversão.

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  19. olá Rafael Borba tudo bem , parabéns pelo seu blog ,seu conhecimento poderia ajudar e em muito projetos de conversores do qual o nosso amigo Valdiney mencionou acima , aproveito e te faço uma pergunta ( me desculpa falta de conhecimento ) vc ligou um P10 e conseguiu ja algum resultado, claro que nao controlou a GR , e se fizer ao contrário, vc nao conseguiríamos algum resultado , digo db-13 para db-5, tippo um violão midi 13 pinos conectado ao um conector db-5 !! eu tenho uma interface q eu uso no noot- db-5 -USB , estou querendo ligar um violão midi-db-13 nessa interface porém sem um custo muito elevado no caso da GI-20 , obrigado e continue com seus projetos , troca de informaçoes é muito valida , um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      O BOSS GP-10 é uma outra opção, hehe!

      Essa conversão que ambos citaram (e em ambas as direções) não se faz apenas através do "desvio" de sinais via cabeamento como no caso do post, onde apenas dois cabos/terminais - referentes ao sinal NORMAL da guitarra - foram utilizados mas sim através da também conversão dos sinais/dados, e é nesse ponto que se faz necessária a interface.

      Sabe, dependendo da sua utilização, o "custo elevado" pode se converter em um investimento!

      Por base, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  20. Amigo, vc faz esse adaptador para vender???

    ResponderExcluir
  21. Qual seria o valor desse adaptador com frete para 75650000

    ResponderExcluir
  22. Amigo, vc faz esse adaptador para vender???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio!

      Não faço para vender não. Esse que fiz foi para um teste e possibilidade mesmo! Um "comercial" seria mais justo - e correto - se contasse com conectores apropriados e um sistema de buffer (seria um GK sem o hexafônico, hehe!). Mas esse adaptador, em relação as conexões é bem simples, como citados nos comentários desse post! Lembre-se que esse adaptador é funcional apenas com o NORMAL PICKUP, OK?!

      Sabe, o valor do frete via PAC (~R$24,50) acho que ficaria mais caro que os componentes, hehe! Acho que vale a tentativa de fazer um, tendo principal atenção na hora de conectar ao PINO 7, referente ao sinal do NORMAL PICKUP.

      Vê aê, que essa Adaptação Técnica (aka gambiarra, kkk!) não tem muito segredo não!

      [ ]'s!

      Excluir
  23. O amigao dis ai ou auguem que le isso ai ,,, poracaso ja desmontou um gk3 pra colocar direto dentro da guitarra ou violao ?? faser aqueles pre amp igual isso veja so

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-793438170-gkkit-p-guitarra-gk-kit-gt3-roland-guitarras-eletricas-_JM

    caro demais mais, com o gk 3 sairia bem mais em conta ,, pelo que vi eo mesmo captador usado no gk3 que agente ve rodando porai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gilmar!

      Sobre o valor praticado:

      - (...)

      Agora, sobre desmontar um GK e o instalar em uma guitarra como kit, há um luthier que a um tempo atrás fazia isso. No caso é o Luthier Coruja - https://plus.google.com/101569509248165595957 - de Curitiba-PR, salvo engano.

      Esse é o que me lembro! Mas vale uma pesquisada da possibilidade com luthiers, como os que você conhece e confia!

      [ ]'s!

      Excluir
  24. Amigo, estou precisando fazer um conector pra ligar um Yamaha Silent SLG (P10) a uma GR 55 (13 PINOS). Quero um cabo "Y" com P10 macho numa ponta e P10 fêmea + jack 13 pinos fêmea, na outra ponta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Para fazer o que quer, você irá "alterar" um cabo 13PIN, logo, você tem isso em mente (devido ao valor do cabo e tal, além das funcionalidades "limitadas" em relação a ligação P10)? A não se que você tenha já um cabo ou ponta aí... cito isso considerando a utilidade que você procura e a utilidade aparente pela sua citação.

      Por detalhamento, alguns pontos:

      https://goo.gl/F8URdZ

      Caso venha fazer a alteração no cabo, por referência, diagrama de cores do cabo GK (pino 7 > verde):

      https://goo.gl/Qwko7f

      Pela sua citação, o detalhe que ficou em aberto - p'ra mim - é se você pensa em usar o Silent com os timbres que necessitam de captação hexafônica (como os GK's). Lembre-se que não será possível com captação nylon, a não ser que o violão tenha a captação piezoelétrica somada a um MIDI Hexpander (como os Godin's), e, no caso do aço, o GK (ou similar) será necessário.

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Rafael, grato pela presteza. Efetivamente o que quero é usar o Silente SALG200N na GR55 com os timbres desta. Em substituição à ideia do cabo "Y", montei em uma caixa 2 P10fêmea e 1 PIN13. Minha ideia é conectar o violão na 1ª P10 e ter como saída a outra P10 e a PIN13. Conectar somente no pino 7 é desnecessário, porque isso já tenho sem qualquer gambiarra. Consegui o gráfico do PIN13 da GR55 e observei que os pinos 12 e 13 envia alimentação elétrica, o que não causa problema nos violões caimbé e godin, que têm captação passiva. Mas o silent SLG tem captação ativa e alimentação de 12V. Hà risco de queimar equipamentos. Mas uma dúvida me surgiu vendo algumas dicas tuas: os sinais gerados pelo SLG chegando à GR55 pelos pinos 1 a 6 serão processados pela GR55? Se forem assim processados, é possível conectar o P10 do SLG nos 7 pinos (1 a 7) obtendo o mesmo resultado do caimbé e do godin? E se feita essa ligação, como fazer com a alimentação sem gerar conflitos, considerando a diferença de voltagem dos 2 equipamentos? Se essa ideia for viável, com o dispositivo que montei tanto posso utilizar o SLG na GR como direto na mesa, simultaneamente ou individualmente, tanto quanto usar o pickup original do SLG direto na GR utilizando. Grato pelo empenho.

      Excluir
    3. Bom dia!

      Para trabalhar com a captação hexafônica, estamos falando em um MIDI HEXPANDER. Logo, é um circuito que requer alimentação. Não estamos, aqui, considerando apenas a captação piezoelétrica. A exemplo, os Godin's que trabalham com o sistema 13PIN têm a sigla SA (Synth Access).

      Aí entram os detalhes a suas questões. A captação hexafônica, como o próprio nome sugere, trabalha com captação individual das cordas, e, como você pode reparar - tanto nos Godin's quanto nos Caimbés - há seis piezos separados no cavalete do violão. O Silent trabalha com apenas um piezo (na forma de "filete").

      Somando detalhes às citações do comment anterior, se o seu violão não tem a captação hexafônica, bem como um MIDI HEXPANDER, não será possível a utilização da maneira citada. Você se "limitará" aos efeitos presentes no "Módulo GT" da GR-55 (a exemplo da ideia do post). As simulações de guitarras, os timbres "de piano", bem como utilizações diversas que dependem de sinais MIDI não serão possíveis dessa maneira.

      Por fim, à maneira que você pensa em utilizar o seu violão (com timbres modelados/sintetizados), com o/um adaptador P10/13PIN, não será possível. Nesse caso, só com "sistema 13PIN" mesmo. Logo, não será obtido "o mesmo resultado que o Caimbé é o Godin" em relação a simulação de outros instrumentos.

      Por fim, espero que eu tenha colaborado um pouco mais para a sua questão!

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
    4. Amigo, tenho um Caimbé (PIN13) e um Silent SLG (P10). O que não quero é ficar pulando de um pra outro, uma vez que a GR permite o pickup direto. Estou recorrendo a montar um circuito da caimbé como captadores de contato para cordas de nylon pra fixar no SLG. Penso que dessa forma utilizarei um só instrumento na GR, podendo optar pelo uso simultâneo ou alternado dos dois circuitos, sem mudança de violão, embora com dois cabos. Já adquiri esses componentes pela web mas ainda não os recebi. Posso informar aqui os resultados depois que concluir o experimento. Grato pela presteza.

      Excluir
    5. Poxa, Luiz, ficaria muito grato por isso!

      Mais que isso , suas considerações poderão ser de grande ajuda para outros usuários da GR-55!

      Caso queira, você pode estruturar um post com imagens, vídeos, enfim, assim podemos criar uma postagem específica para seu experimento (você pode hospedar a "estrutura" em algum site, a exemplo)! Mas, mesmo que em forma de comment, as informações dispostas por você, reiterando, poderão beneficiar a outros users!

      No mais, novamente, grato pela gentileza em querer compartilhar seus experimentos!

      [ ]'s!

      Excluir
    6. Amigo, ainda não recebi o circuito da caimbé, mas já testei o captador de contato no SLG, deu certo! Eu temia pouca vibração por ser um instrumento sem caixa de ressonância. Percebi que, com o circuito caimbe posso fazer 6 entradas P10 com captadores de rastilho e conectar com a GR55; como a GR55 trabalha cada canal de modo independente quanto ao volume e sensibilidade, é possível com essa configuração utilizar 6 equipamentos simultaneamente. Isso pode ser uma economia $$$ e um laboratório musical, dependendo dos músicos plugados. Algo semelhante a mais de uma pessoa usando simultaneamente um mesmo instrumento, por exemplo, violão, harpa ou piano.

      Excluir
    7. Luiz, creio que "utilizar 6 equipamentos simultaneamente" - como, por analogia, um mixer - não seja algo recomendado, devido - a exemplo - à impedância, provável necessidade de pre-amps e outros detalhes técnicos. Logo, aqui, um mixer seria bem mais indicado e vantajoso (PS: não que você o vá fazer...).

      Em relação a citação "Algo semelhante a mais de uma pessoa usando simultaneamente um mesmo instrumento, por exemplo, violão, harpa ou piano", não sei se citou esses instrumentos ou quis se direcionar aos sons sintetizados pela GR-55. No primeiro caso, foi o que citei do mixer. No segundo caso, seriam 6 instrumentos (violão, guitarra, contrabaixo) com captação individual (piezo-elétrica) tendo a possibilidade de utilizar apenas um número limitado de cordas, sendo que no caso de "seis", cada um em uma corda, ainda havendo a necessidade de "passar" pelo MIDI HEXPANDER (como o sistema 13PIN da Caimbé). Algo como:

      Guitarra: Corda 1 e 2
      Violão: Corda 3 e 4
      Contrabaixo: Corda 5 e 6

      Escrevendo e lendo, pode ficar meio complicado de entender (hehe!), mas não é não.

      Agora (li novamente os comment's... por costume, automaticamente generalizo - quando falo em captação hexafônica - o piezo em forma de saddle, e meio que desconsiderei em sua citação o piezo citado como contato, pois já imaginei as "moedinhas", bem como o "rastilho", hehe! Desatenção minha... ), colocando o circuito do Caimbé no Yamaha, para "não ficar pulando de um pra outro" é utilizar (ou fazer?) um A/B BOX.

      A Roland lançou a um tempo atrás o US-20, mas a ideia é "permitir a uma guitarra equipada com GK-2AH controlar e selecionar simultaneamente entre dois dispositivos compatíveis com GR's", o que não é o seu caso:

      https://www.roland.com/br/products/us-20/

      Mas há um "guitar selector" para o sistema 13PIN:

      http://www.joness.com/gr300/GK-20.htm

      Sabe, uma ideia que certa vez tive para fazer essa troca de instrumentos sem a necessidade de trocar o cabo é fazer um A/B BOX com uma chave DIP - https://goo.gl/o96kAB -, sendo que faria também "fisicamente" algo que as movesse juntas (os 13 contatos/pinos sendo alterados juntos. O porém, no BR (...) ficou por conta da necessidade dos jacks e plugs 13PIN...

      O bacana disso é que alguns comandos (em tese) poderiam ser desviados para esse pedal DIY, como volume e os SW.

      Poisé, teorizando aqui!

      [ ]'s!

      Excluir
  25. Amigo, descobri ontem o "pre amp externo poly driver II", e é a solução que procuro, me parece. Esse equipamento tem entrada midi de 6 pinos e saída em P10 e 13PIN. Então, lembrei ter lido em algum post teu sobre conversão de midi de 6 pinos para 13PIN. Ainda não recebi tudo que preciso pra montar meu kit e te enviar as fotos e o resultado. Tão logo tenha feito isso te envio. Pois é, também descobri que o circuito usado pela Caimbé recebe o nome "pre amp interno poly driver IV" que é o que comprei e pretendo utilizar no meu kit, substituindo os captadores RMC do cavalete por captadores de contato (comprei com potenciômetros). Já testei captador de contato no Yamaha pra confirmar se haveria perda por não ter caixa de ressonância, deu certo. Quanto ao mais, parabéns pela tua disponibilidade em interagir dessa forma aberta e despretensiosa. Não conheço o que seja A/B BOX. Sou músico amador e só recentemente migrei para equipamentos eletrônicos, desculpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, nem lembrava dos RMC's Poly Drive! Mas pode-se dizer que é o já citado MIDI Hexpander em forma de "caixinha". A titulo de informação, a RMC criou um filtro para ser adicionado ao circuito da GR-55, chamado "OPT-01 Subsonic Filter", mas não aparece "em catálogo".

      Reiterando, esse MIDI Hexpander é o responsável pela conversão, sendo que, no caso de violões com a captação piezo-elétrica individual - https://goo.gl/Z26HMv - porém sem o sistema embutido, há a adição de um plug 8PIN - https://goo.gl/vvZ5Tm - para conecta-lo ao Poly Drive, a exemplo. Esse tipo de captação é constantemente utilizado por luthier's! Em tempo, o "tipo" de captador que você colocou/colocará no Yamaha são os equivalentes a esse das fotos, correto? São os equivalente aos dos Caimbé que trabalham com sistema 13PIN... é o lance das minhas referências de nomenclatura e costume, haha!

      Dado isso, o Poly Drive (a "caixinha") aparentemente não é a solução que procura. O Poly Drive também tem apenas uma entrada, sendo essa a 8PIN.

      A solução para a troca de instrumentos citada seria, em tese, um A/B Box. Sobre o A/B box, ele é basicamente um pedal com duas entradas e uma saída (ou o contrário) onde, via switch, você troca o sinal (ou guitarra) que será enviado para o pedal, amplificador e, em sua via contrária, você poder ter uma guitarra de entrada e, via switch, poder escolher para qual pedal ou amp o sinal da guitarra será direcionado. O ABY pode trabalhar com dois sinais ao mesmo tempo. Porém, com sistema 13PIN, se não o A/B box manufaturado do link, a necessidade do desvio de todos os pinos se faz - em teoria - necessária.

      Por fim - por enquanto, hehe! - obrigado pelas palavras! No mais, desculpas não são necessárias, afinal, a meta aqui é compartilhar experiência e informação! Porém, também me desculpe se eu gerei alguma confusão em meio a tantas descrições! Minha base são suas descrições e minha interpretação das mesmas, logo, por vezes, fico com certo receio de lhe confundir com uma informação não efetiva...

      Veremos os próximos capítulos, haha!

      [ ]'s!

      Excluir
  26. Amigo
    Sou amador ... segunda pedaleira uma GR 55 fascinado pela diversidade de sons e acompanho tuas dicas... frustado com o som de piano ( aparecem notas que não quero vi em videos estrangeiros a dica que OPT-01 sub filter pode ser solução. Não sei onde comprar aqui no Brasil. Não tenho ideia de preço do mesmo, nem quem instalaria. 1) Pelo teu conhecimento resolveria o problema de acabar com as notas indesejadas? 2) Indica onde comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando!

      Poisé, tem timbre p'ra caramba, hehe! E espero que as dicas que eu dispus no blog estejam lhe sendo úteis e efetivas! Agora, vamos lá:

      Inicialmente, sobre o RCM OPT-01 , aparentemente, ele não é um produto "de catalogo". Sendo assim, seria interessante entrar em contato com eles:

      http://www.rmcpickup.com/

      info@rmcmusic.com

      Há representantes/instaladores autorizados no Brasil:

      http://www.rmcpickup.com/authorized_installers.htm

      Ainda sobre a instalação, ela se dá de maneira simples, via conectores:

      https://youtu.be/eGYrY8DabPo

      Agora, sobre procurar diminuir as notas indesejadas (sem o OPT-01), um "ctrl+c/ctrl+v" de um comment presente no blog:

      "O primeiro - e de vital importância - ponto é a regulagem mesmo. Depois eu citaria a adequação do seu playing, a linguagem do instrumento simulado (PCM), bem como o LEGATO e/ou o CHROMATIC ativos, dependendo do timbre e necessidade. A exemplo, alguns fatores a considerar e que podem colaborar com isso:

      http://goo.gl/EXgaW8 "


      Por base, é isso, Fernando!

      [ ]'s!

      Excluir
  27. Boa tarde pessoal! É possivel usar um transmissor sem fio na GR-55? Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Christian!

      Se você está se direcionando à conexão GK/GR - ou, o cabo/sistema 13PIN - sem fio, comercialmente, desconheço um sistema (mas estou meio desatualizado sobre). Cito "comercialmente" pois há alguns "handmades" para o sistema, como você poderá verificar em alguns videos no YouTube, como esse:

      https://www.youtube.com/watch?v=Ek9ydo4c_C4

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir