DIVERSOS - GR-55 e Caimbé, Blog do Pamplona Jr.

Fala!

 Nesse post vou divulgar o blog do pamplonajr, o Música & Tecnologia. Para quem não leu por'ai pelo blog, o pamplonajr é um usuário da combinação GR-55 + Caimbé, que é uma combinação que está sendo citada com frequência nos comentários do blog, tanto que por vezes utilizo os comentários dele como exemplo, haha!!!

 No blog  Música & Tecnologia, ele divulgará sua experiência do violão Caimbé MIDI com a GR-55.




 As informações no blog serão esclarecedoras e de grande valia! Ah! E ia me esquecendo... ele utiliza (ao menos utilizava, hehe) o Logic Pro, então, quem sabe não aparecem lá alguns posts relacionados a utilização da GR-55 com o Logic, hein? E, como somos um país audiovisual, quem sabe até vídeos não haverão?!?! Putz, eu só invento também, kkkk!!! Mas quem sabe, né?!?! Segue o link:




 Como citei no inicio, o legal é que essa combinação - GR/Caimbé - aparentemente está cada vez mais presente, e agora temos uma fonte prática de informação para tal! Agora é só visitar e aproveitar as postagens!

 E para quem estiver lendo aqui e quiser acompanhar os posts, aí vai:

 - Violão Caimbé e GR-55
 - Testes com o Violão Caimbé 2013


 É isso!


PS: E se tratando de Caimbé, um 7 cordas MIDI é a minha cara! XD


 [ ]'s sintetizados!

17 comentários:

  1. Grande Rafael. Obrigado pela oportunidade de trocarmos informações. Então, estou terminando os posts sobre o Caimbé e vou aproveitar para falar também do uso da GR-55 com o Logic Pro e também com IIlya Efimov. Pra quem não sabe, o IIlya Efimov é uma libray que pode ser usada também com o Logic Pro. Estou usando testando também o Native Instruments. É isto, vamos tentando...
    abs
    pamplona jr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua contribuição, Pamplona!

      Cara, não tinha ouvido o nome "Ilya Efimov", mas já tinha visto a galera usar. Tem um pessoal por aqui que utiliza com frequência - e excesso - VST's... diria que o instrumento deles é o mouse e o teclado...

      Se eu lembrar, conforme forem aparecendo posts sobre a GR-55 e o Caimbé em seu blog, vou editando esse post com os links para suas postagens, caso você permita, é claro!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Rapaz, realmente, a galera faz tudo com o mouse(nem teclado usam rsrs) e de alto nível. O IIya Efimov é uma biblioteca de violão de nylon e o som é absurdamente bom, incrível aquilo. Estou vendo como funciona o negócio e já tô com o pacote todo que tem mais de 100 gigas. É o KONTAKT da Native Instruments. Não sei se vc conhece, mas o negócio é impressionante de bom.
      Sim, já coloquei o post sobre o Caimbé e pode sim botar os links pro meu blog, sem problema. Irei fazer o mesmo....
      abs
      pamplona jr

      Excluir
    3. No teclado, o CTRL+C/V/Z são essenciais, kkk! Conheço o KONTAKT sim, e.... 100Gb é coisa - e sample - p'ra caramba, hein?!?! E eu aqui apenas com meu Addictive! =]

      Vlw!

      Excluir
    4. Pois é, 100GB é demais. Ainda tô vendo como este negócio funciona.
      voce vai gostar desse post meu http://www.pamplonajunior.blogspot.com.br/2012/11/palhetas-com-leds.html Deve ficar legal num show.
      Rapaz, vc falou sobre 7 cordas, toquei muitos anos 7 cordas, era apaixonado, depois fui abandonando e vendi o meu 7 cordas DoSouto. nem sei se ainda fabrica esta marca.
      abs

      Excluir
    5. Seria bom se essas palhetas fossem do tamanho de uma JAZZ III, haha! Das 7 cordas sou fã, tanto do violão quanto da guitarra! Inclusive, um cara que fez parte da história do 7 cordas no Brasil é um usuário da GR-55, o Luiz Otávio Braga! Bacana, né!

      Excluir
  2. Olá!. Comprei o gr-55 e estou, começando, a usar com o Godin. Bom o fato é que nem todos os patches listados no manual estão respondendo! Alguma possibilidade de apagar, desconfigurar ou deletar as configurações no GR-55. Agradeceria alguma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!

      Não entendi muito bem sua colocação, se é sobre as funcionalidades com o Godin ou sobre uma alteração ou reset de fábrica.

      Se for sobre os controles e alterações (desconfigurar/deletar?), você pode alterá-los no [SYSTEM] da GR-55 ou no próprio patch - http://goo.gl/JgxIEQ - de acordo com a necessidade de uso.

      Se for sobre um reset de fábrica, para as configurações retornarem ao original, segue:

      http://goo.gl/ealb2I

      Seria isso?

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Olá Rafael,

    Eu tentei mudar o patch para flute solo, jazz guitar vibe,strange whistle. Mas não funcionou! O som é o timbre do violão mas não o destes patches (para citar alguns). Eu conectei apenas o Cabo MIDI-13Pinos e conectei a saída Guitar OUT na entrada do meu mixer - usando a saída L/Mono conectada ao mixer.
    Os únicos sons do GR-55 que emito são os de guitarra - com os timbres distorcidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, o GUITAR OUT não é funcional com os PCM's, efeitos, mas com modelações e NORMAL PU. Sobre o GUITAR OUT, aqui:

      http://goo.gl/shMdg1

      Você está utilizando o as saídas GUITAR OUT e o L/MONO da GR-55 no INPUT de seu mixer? É isso?

      Como o "synth volume" do Godin está se comportando nos patches? Seria legal ver isso, pois ele pode estar controlando o volume dos mesmos, assim como o GK VOL do GK-3 quando na configuração original de fábrica, sendo que os sons de "guitarra" que você ouve são os sons do GUITAR OUT.

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  4. Olá. Pluguei a saída Le R no mixer. Sonos como piano, sax, violino, oboé, cello, etc., não soam e não consigo usar o afinador do GR-55. Tentei fazer uma instalação do sistema, embora o meu já estava com a versão 1.5, nas instruções está dito que após a atualização o display sinaliza com um "completed", só que não apareceu nada - mostra a tela inicial da atualização eu mantive pressionada as teclas V-LINK e user, porém ele após um tempo mostra na tela o nome de um patch - supus que estivesse atualizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!

      Se a versão já é a mais recente, não é necessário atualiza-la. Se os patches forem até o 40, é a versão mais recente.

      Verificou o comportamento dos controles do Godin nos patches? "Se" e "onde" os valores estão se alterando? Essa questão aparentemente é apenas algum detalhe que está "passando". E, sobre o afinador, basta apertar em conjunto os SW 2+3 e solta-los, que você já estará no TUNER da GR-55. Para sair do afinador, repita o processo.

      Excluir
  5. Olá Rafael,

    Chequei as configurações para o Godin Multiac + GR-55, estão ok. O que observei foi que: considerando que um patch no gr-55 é composto de PCMs, sons modelados e da captação normal, combinados para formar um dado timbre eu só consigo obter som no meu sintetizador se for form dos blocos captação normal ou modelagem. Ou seja no meu patch não estão funcionando os timbres gerados pelo blocos PCMs. Bom como estes sãoobtidos através de dados de performance do godin este não envia estes dados para o sintetizador. Observei, ainda, na aba System --> GK settings --> velocity, na parte superior da tela parâmetro "Velocity ....." quando tocar era para aparecer vários retângulos indicanto a velocidade de ataque. Por fim quando tento usar o afinador do gr-55 a interface não responde à frequência da corda que está sendo tocada, é como se o gr não captasse a frequência das cordas do godin.
    Vou testar uma guitarra com gk-3, um outro cabo 13 pinos e um outro violão com captação RMC, para ver se o problema é no gr-55 ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, o estranho é que as modelações também são geradas a partir do sinal captado pelos piezos do Godin, logo, se os PCM's não são funcionais, as modelações também não deveriam ser. Se as modelagens são ativas, os PCM's também seriam. Se o afinador não funciona, parte-se, como citou, da ideia de ser algo relativo aos piezos... mas ainda aparenta ter correlação com o setting do Godin com a GR-55.

      Infelizmente não possuo um Godin para ser mais colaborativo com os detalhes. Espero que com os testes você tenha uma definição do fato!

      [ ]'s!

      Excluir
  6. Obriado Rafael. Me ajudou sim, aos poucos fui compreendendo o GR-55, enquanto "método de geração de sons". Consegui um aluno aqui com um caimbé vou testar com ele e vou verificar, detalhadamente cada parâmetro, com calma.

    ResponderExcluir
  7. Quais os parâmetros de regulagem da GR55 que ficaram melhores com o Caimbé cordas de aço? Piezo R, G e demais... obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      No blog do pamplonajr, ele tinha detalhado as configurações com as quais ele trabalhava, mas, ele "removeu" o blog. Porém, salvo engano, me lembro que ele utilizava o Piezo R (RMC). As demais regulagens são mais relativas ao playing, porém, deixo aqui um "teste" que certa vez fiz:

      "Peguei o violão e fiz uns testes aqui, haha, aproveitando que o calibre e proximidade das cordas são parecidos, assim se aplicando em ambos os casos. Então, um parâmetro que melhora um pouco a resposta é o PLAY FEEL do GK SET no [SYSTEM]. Ele originalmente vem em 3, alterando para 4, a resposta fica interessante, e, em 5, perde-se a naturalidade do playing, IMO. Logo, o 4 seria um bom teste. Logo após o PLAY FEEL, seria interessante aumentar pouco o VELOCITY DYNAMICS (que originalmente está em 5), sendo que o meio termo (7) talvez seja suficiente."

      Já entrou também em contato com a Caimbé, em suas redes sociais, ou os "contatos" dispostos no site (que está atualmente "em manutenção")?

      No mais, considere os parâmetros citados, seu playing e adequação e, qualquer coisa, só teclar!

      [ ]'s!

      Excluir