UTILIDADE PUBLICA - Nova Atualização da GR-55 (v1.50)

Eae!

  A Roland liberou uma nova atualização para a GR-55, sendo essa a versão 1.50. Vários bugs foram corrigidos dessa vez, sendo um numero bem maior que o da versão anterior (1.02):



Update history
[ Ver.1.50 ]


[Function Improvements]
  °  Added new preset patches
     Added new 90 Guitar and 18 Bass Patches as preset patch.
     Please refer to the "GR-55 Additional Patch List" (GR-55_|_Add_PatchList_je01_W.pdf)
     * Between before and after updating, some patches change to the different by the same program change message received from an external MIDI equipment. Please refer to the "Precautions Concerning the Update of the System Program of the GR-55 to Ver. 1.50 ( GR-55_l_ver150attend_e01.pdf)" for detailed information.


[Bug Fixes]
The following bugs were fixed.
  °  A setting of ALT-TUNING did not affect to MIDI note messages outputted by GUITAR TO MIDI.
  °  The level meter for each string sens was displayed in less amplitude than it should be when the PU TYPE parameter in GK SETTING was PIEZO, PIEZO G or PIEZO R.
* The Audio Input Level after updating is the same as before although the amplitude of the level meter changes.
  °  A noise mixed with USB Audio when a lot of voices sounded.
  °  PCM tones which TONE SW were set to OFF caused voice interruptions when a lot of voices sounded.
  °  Particular instruments in Drums category tones sounded at a wrong volume level.
  °  When using patches which the [PEDAL/GK CTL] > [CTL] or [EXP SW] parameter was set to each EFFECT SW, editting the EFFECT ON/OFF parameter was not linked with the status of each EFFECT SW.
  °  It caused GR-55 no sound that the GR-55 Librarian wrote a patch including a Drum Kit to the GR-55's user patch.

 Essa versão também adiciona novos patches aos SOUD STYLE's!

 Segue abaixo a lista de patches adicionados:



  Você encontra também a lista de patches adicionados aqui.


PS: Todos os arquivos linkados, bem como os procedimentos para a atualização da pedaleira você encontra diretamente no site da Roland U.S..


 'Bora atualizar então! E não se esqueçam de antes fazer um backup de seus patches, por segurança! Na atualização, os USER patches não são alterados, mas é sempre bom se precaver!


   [ ]'s sintetizados!


129 comentários:

  1. Muito bom seu blog! Comprei a GR 55 faz apenas 3 dias e já aprendi muita coisa aqui.
    Já está nos favoritos.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback, Helder! Que bom que o blog está sendo colaborativo ao seu aprendizado sobre a GR-55!

      [ ]'s!

      Excluir
  2. as informações que consigo aqui são excelentes, falta gente como você pro Brasil ir pra frente, rsrs, vlw, tamo junto, abraçoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Leandro! E é isso aê, "tâmo junto"! Obrigado!

      [ ]'s!

      Excluir
  3. Rafael, parabéns pelo blog! Meu nome é Johnnys e sou musico atuante mais forte na área do mpb/samba/pagode e tenho uma GR55. Sei mexer um pouquinho na GR mas confesso que já aprendi bastante como seu blog. Logo mais enviarei alguns patches meus...

    Abraço,
    Johnnys

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Johnnys!

      O Leandro Oliveira - do post acima - também trabalha com um grupo de samba/pagode. Na guitarra no pagode, p'ra mim, o Michel Fujiwara é referência! Japonês FDP kkk (já citei isso no blog, hehe).

      Novamente, obrigado! E, esperando pelos seus patches!

      [ ]'s!

      Excluir
  4. Iae Rafael blz...

    Cara...Nao consigo atualizar o GR 55, meu ingles é ruim, e fui ate no tradutor google pra me ajudar e nada hehe =)

    A unica coisa que entendi foi: pressione o page > e < page para ver qual a sua versão...

    Ai apareceu no visor...versão 1.2 e abaixo versão 1.4, bem abaixo da atual 1.50 né..

    Baixei o gr55.bin...agora faço oque ???
    tem como vc me passar um passo a passo, por favor ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Carlos!

      Para atualizar a GR-55 basta conectar a Pen Drive com o arquivo de atualização na GR-55 (desligada), e, com ela ainda desligada, manter o [ V-LINK ] e [ USER ] pressionados. Quando você a ligar, ela ficara com o display claro, vai "carregar", até aparecer o "Completed!". Depois a desligue e retire o USB. Após isso, confira o versão, como você já o fez anteriormente. Se você utiliza continuamente a Pen Drive com a GR-55, não se esqueça de apagar o arquivo de atualização da mesma a fim de prevenir uma eventualidade.

      Só isso!

      Excluir
    2. Vlw Rafael...agora sim...atualizei 1.50 os timbres melhorando pq tava uma bosta a pedaleira...

      Obrigado...Deus te Abençoe.

      Excluir
    3. Rafael, não sei se fiz direito, mas coloca o arquivo de atualização normal no pen drive ou coloca ele em formato(.zip) mesmo???

      Tentei aqui , fiz o procedimento porem não apareceu a mensagem "Completed"....foi direto para um pacth normal quando se inicia a pedaleira...Como faço para verificar a versão???

      Desde já agradeço a atenção e sua presteza nas postagens para nos ajudar neste equipamento...

      Excluir
    4. Olá, Clayton!

      Só o .bin é necessário na pendrive para a atualização da GR-55. Ah, a GR-55 está reconhecendo a pendrive, não? Pergunto isso pois, ao menos com arquivos de áudio, o Binho Woo atentou a um detalhe:

      http://goo.gl/w3yXoh

      Sobre a versão, basta verificar se os BANK's de sua pedaleira vão até o 40, pois nos firmwares iniciais os BANK's iam até o 30. Uma outra maneira seria, com a pedaleira desligada, manter pressionados os botões PAGE [<] e [>], que, ao iniciar/ligar a pedaleira, aparecerá o firmware da mesma.

      O comentário acima do seu tem uma explanada sobre os passos da atualização, porém creio que você tenha a feito corretamente (afinal seu comment está após a citação, hehe) - em todo caso, mais aprofundado:

      "Basta conectar a Pen Drive com o arquivo de atualização na GR-55 (desligada), e, com ela ainda desligada, manter o [ V-LINK ] e [ USER ] pressionados. Quando você a ligar, ela ficara com o display claro, vai "carregar", até aparecer o "Completed!". Depois a desligue e retire o USB. Após isso, confira o versão, como você já o fez anteriormente. Se você utiliza continuamente a Pen Drive com a GR-55, não se esqueça de apagar o arquivo de atualização da mesma a fim de prevenir uma eventualidade."

      Em base, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  5. Tudo bom Rafael? Amigo, primeiro parabéns pelo blog, estou com a minha Roland GR-55 há duas semanas e estou descobrindo uma possibilidade por dia, pois ela tem muuuiiitas possibilidades!!!
    Quero agradecer também pela Atualização, fiz e deu tudo certinho, e realmente os timbres estão melhorados, mas ainda to na luta pra conseguir um bom som de violão, tem alguma dica ai pra gente que consiga pelo menos chegar perto de um bom som de violão?

    Mais uma vez obrigado e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Rique! Obrigado!

      Sabe, nessa atualização nova, eu gostei do [RHYTHM]35-3 - POWER Ac. GUITAR. Já chegou a testa-lo? É um bom patch para edição - eu, por exemplo, alterei o modelo do violão para um Martin 000-28 (TRP-0) - caso o timbre inicial não lhe agrade.

      No post do link abaixo tem um sample da simulação de violão utilizando o Martin TRP-0:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/12/patch-violao-e-guitarra-com-wah.html

      O timbre de violão do sample do patch acima me agrada. Um adendo é que utilizo a pedaleira em LINE/PHONES. Meus timbres de violão sempre começam com o Martin "direto", hehe!

      Vê aê!

      Valeu!

      Excluir
    2. Dei uma olhada agora Rafael, realmente parece que ta um pouco melhor a simulacao acustica mesmo, o jeito e pegar nesse patch mesmo e ir mexendo nas regulagens dele, depois te falo como ficou! Aproveitando, vc sabe se tem como ligar algum pedal extra para controlar a GR55? OU algum foot ou pedal de Expressao? Grande abraco irmao, fica com Deus ae!

      Excluir
    3. Ok, Rique!

      Olha esse vídeo aqui de um usuário da GR-55 utilizando um Behringer FCB 1010 para controlar parâmetros da pedaleira:

      http://www.youtube.com/watch?v=vlag9iu_RCU

      A ligação se dá via MIDI 5 PIN. Via ASSIGN você consegue também boas opções de controlabilidade!

      [ ]'s!

      Excluir
  6. Parabéns pelo Blog e pordividir seus conhecimentos.

    Sou Novato em Sinth's e também no Gr55.

    Não estou conseguindo atualizar meu Roland GR-55 para a versáo 1.50. Já fiz diversas vezes o procedimento indicado no site da Roland, após a tela ficar branca, entra a mensagem de leitura do arquivo no USB sendo lido, deveria aparecer a mensagem COMPLET, finalizando o processo, porém isso não acontece. Entra os Pach's como se ligasse o GR-55 normalmente e permanece a Ver 1.01.
    Como resolvo?
    Espero que possa me ajudar.


    Muito Obrigado,

    Ricardo Borges
    ricardoborgesvr@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ricardo!

      Cara, com o processo que você citou fazer, não haveria erro:

      "Conectar a Pen Drive com o arquivo de atualização na GR-55 (desligada), e com ela ainda desligada, manter o [ V-LINK ] e [ USER ] pressionados. Quando você a ligar, ela ficara com o display claro, vai "carregar", até aparecer o "Completed!". Depois a desligue e retire o USB e confira o versão."

      Dei um ctrl+c/ctrl+v, hehe!

      Já chegou a tentar atualizar com a versão 1.02 para verificar se o firmware é atualizado para tal versão? Sabe, eu atualizei a minha GR-55 as três vezes [1.01>1.02>1.50], e não sei se "pular" de uma versão para outra, tipo da 1.01 para a 1.50, influenciaria na atualização, apesar de eu achar que não, mas é um teste ao menos para saber se a sua GR-55 está aceitando a atualização.

      Acho que ao menos vale o teste!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Poxa Rafael, muito obrigado pela atenção. Realmente fiz tudo conforme o blog, seria até simples se desse certo... Mas você sabe onde baixo essa verão 1.02...

      Excluir
  7. Caro Rafael,

    Consegui, fazer a atualização 1.5, troquei de Pen Drive, coisas da Eletrônica hahaha...

    Agora vou começar minha brincadeira, logo te e incomodarei mais...

    Mais uma vez, valeu pela atenção!

    Muito Obrigado,

    Ricardo Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêêê, Ricardo! Agora só curtir os novos timbres e aproveitar as correções!

      [ ]'s!

      Excluir
  8. Existe alguma nova versao da GR 55 ( GR 60, 65, etc) prevista para ser lançada?Quero comprar a GR 55, e como ela ja tem uns 3 anos, estou um pouco preocupado de comprar e em seguida a Roland lançar uma mais moderna
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Bom, nos sites da Roland (JP/US/BR) não se diz nada a respeito, bem como nenhuma nova GR foi apresentada na ultima NAMM, bem como também não há nada a respeito em relação a Expomusic (consultei os sites citados antes de postar esse coment). Acho que uma resposta concreta você teria mesmo é entrando em contato diretamente com a Roland US ou JP, hein?!

      [ ]'s!

      Excluir
  9. Gente boa tarde!
    Desculpe se estou perguntando no lugar errado mas é que estou meio apavorado. Eu to usando a GR-55 com um Godin, e ja programei meus patches e tal, porém eu consigo usar o Patch mas quando volto o Pedal pra posição normal não sai o som do violão.....só sai quando piso o som do patch escolhido mas do violão não. Alguem sabe onde e como configuro isso? Obrigado por enquanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala!

      A questão de não salvar como foi configurado (no USER que você está verificando, correto?) pode ter relação em como tal parâmetro está configurado para ser iniciado no patch. Você pode estar verificando tal condição no patch, em [EDIT] > MASTER > PEDAL/GK CTL > aba correspondente ao controle em questão. Dependendo de como esteja, basta "inverter" o parâmetro, tornar a salvar o patch e testa-lo novamente.

      Inicialmente é isso. Vê aê!

      Excluir
    2. Rafael agradeço desde já por responder a minha pergunta, porém, não obtive sucesso no procedimento pois não entendo bem os termos que voce usou na resposta, então, vou tentar perguntar de outro jeito. Tenho como usar a GR-55 para acionar um Timbre Ex: Flauta , e quando voltar o pedal pra posição normal sair o som do violão natural que estou usando ? Como se estivesse ligado direto com um cabo P10 ? Ou, sou obrigado a usar um som sintetizado de violão que ja tem na GR ? Se for, para cada Patch que eu salvar vou ter que timbrar o violão ? Caso contrário ficará diferente em todo Patch diferente que eu usar ? Obrigado por enquanto! Consegui colocar meu nome agora ao invés de Anônimo. Abraço

      Excluir
    3. OK, Dudu! Vamos lá:

      1) Já programei meus patches e tal, porém eu consigo usar o Patch mas quando volto o Pedal pra posição normal não sai o som do violão.....só sai quando piso o som do patch escolhido mas do violão não.

      Você citou que configura o patch a maneira que vai utilizar e o salva - duplo clique em [WRITE] - correto? Porém quando ele é salvo, sua alteração não é. Seria isso? Se isso, apenas no USER as alterações são editáveis e salvas, logo, o patch que você alterou está no USER?

      2) Alguém sabe onde e como configuro isso?
      Você pode configurar tanto via [EDIT] > MASTER > PEDAL/GK CTL > aba correspondente, quanto criar ASSIGN's, que lhe darão maior mobilidade. De maneira simples e objetivo, vá até o citado EDIT] > MASTER > PEDAL/GK CTL > e vá em direção a aba EXP (que é o pedal de expressão), que lá você verá o EXP FUNCTION, sendo que o que você irá utilizar é o CROSS FADER. Repare que em frente a cada TONE POLARITY você terá mais opções, sendo:

      OFF: Controle de volume desligado
      TOE: Pedal fechado, volume aberto
      HELL: Pedal aberto volume fechado

      Como o próprio nome diz,a mudança se dá em forma de fader, não sendo ão abrupta. Logo, no seu caso, a aba EXP ficaria, por exemplo:

      EXP FUNCTION: CROSS FADER
      PCM TONE1 POLARITY: HELL (aqui a flauta)
      PCM TONE2 POLARITY: OFF (a não ser que haja outro PCM em conjunto)
      MODELING TONE POLARITY: OFF (a não ser que haja uma modelação)
      NORMAL PU POLARITY: TOE (seu violão)

      Lembre-se que os TONES tem que estar setados/ativados no patch, ok?

      3) Sou obrigado a usar um som sintetizado de violão que já tem na GR?
      Não. = ]

      4)Se for, para cada Patch que eu salvar vou ter que timbrar o violão?
      Caso contrário ficará diferente em todo Patch diferente que eu usar?
      Se fosse necessário, bastaria apenas regravar o patch em outros patches e bancos e reedita-los! A gravação dos patches se dá em dois cliques em [WRITE], sendo uma opção, após o primeiro clique, rodar o dial até o outro patch e banco que você quer copiar o mesmo, e assim o refazer, tendo vários patches de base!

      Seriam essas as dúvidas? No mais, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
    4. Bom dia amigo estou com a mesma dúvida , comprei um godin para usar com a GR55 e gostaria de saber como ligo para sair o som do violão com a captação original na pedaleira , se preciso ligar um cabo duplo usando a saida out mais guitar out , qual saida da pedaleira mando para a mesa de som para que saia o som do meu violão naturalmente e quando eu quiser um som da pedaleira eu simplesmente piso e transforma o som do meu violão em flauta por exemplo

      Excluir
    5. Bom dia! E desculpe-me pela demora... sua mensagem estava na caixa de SPAM (acho que devido ao "Unknown"...).

      Sobre o som do violão original, basta ativar no NORMAL PICKUP na aba [TONE], sendo a saída o próprio L/R OUTPUT ou PHONES da GR-55.

      Sobre o GUITAR OUT, aqui, um breve descritivo: https://goo.gl/2nnRFe

      Sobre o - a exemplo - "som de flauta", há algumas opções, tanto na GR quanto no GK, trabalhando com os volumes ou com o ON/OFF dos [TONES]! Logo, seria interessante considerar a "utilização prática, de performance" para definir a melhor opção!

      [ ]'s!

      Excluir
  10. Caro Rafael,

    Segui atentamente as instruções porém não obtive sucesso mais uma vez.....o que aconteceu quando fiz esse procedimento foi inverter a ação do Pedal......quando pisava sumia o som, e quando voltava o pedal ele funcionava o Patch. O que não consigo é fazer como se fosse um botão de liga e desliga......com o pedal pra cima o som do violão normal/natural, e quando pisar, sair o som do Patch que eu estiver usando.

    Eu tentei assinalar no Tone aquela opção Normal Pickup....assim o violão funciona porém quando salvo essa configuração ele para de funcionar e a opção se desmarca sozinha. Vê se vc me entendeu mais ou menos ? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você quer de fato um liga/desliga mesmo? Nesse caso, você teria que criar um ASSIGN para o TONE SW dos timbres com valores inversos para poder utilizar o EXP como liga/desliga. Você tem também a simples opção de utilizar o TONE SW no CTL - como citado anteriormente - ou o EXP SW. Considerei o CROSS FADER para a mudança não ser tão abrupta e devido a um interessante mix de timbres. Em relação a inverter a ação, basta inverter os parâmetros também:

      PCM TONE1 POLARITY: TOE
      NORMAL PU POLARITY: HELL

      Nesse caso, pedal fechado, violão, e, pedal aberto, flauta.

      A maneira que você descreveu aparenta que você quer desativar o patch para utilizar o violão. Todas as mudanças de timbre são feitas no patch, não é necessário desativar ele. Mas, uma maneira de fazer isso é utilizando o afinador, com o MUTE em OFF, mas, não creio que isso seja proveitoso. É possível fazer tudo no próprio patch.

      Quanto a não salvar as configurações, você está a salvando no USER? Um ctrl+c/ctrl+v por via de informação:

      http://goo.gl/9DmMR

      Aí inclusive tem a relação com esse post, devido a um bug na versão anterior do firmware da GR-55.

      Vê aê!

      Excluir
  11. ola
    tenho o gr 55 da rolando, e venho usando de modo básico, porem gostaria de saber se existe algum tipo de curso para se ter uma completa ordem de todos os recursos do gr 55..
    pois assisto em videos do youtube e noto Q a configuração é diferente da minha pedaleira como exemplo ..no item ....user ..31--3...no vídeo Q assisti esta ...Stereo Scat...enquanto na minha pedaleira nesse mesmo item esta em outra sequencia ...e procurei em todos os efeitos o Stereo Scat mas não encontrei..
    o vídeo é esse a seguir...
    https://www.youtube.com/watch?v=61ZBM8PjzkE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Os patches estão em [USER], logo os usuários tem liberdade para criar/editar/alterar(..) os patches e bancos a maneira que lhe for mais funcional. Aparentemente isso é o que foi feito.

      Sobre um curso, desconheço, mas, além das informações disponíveis na internet (fóruns, blogs, vídeos), a leitura do manual e suas "entrelinhas" (mais as entrelinhas, hehe!), a "lógica funcional", entendimento dos conceitos e parâmetros tendem a facilitar a vida dos usuários da GR-55. Sabe, você consegue "padronizar" muitas ideias e patches "base", e, a partir dos mesmos, formatar a mesma a suas necessidades (por isso que nos patches que postei no blog eu cito um "geral" dos mesmos, bem como os tutoriais, que tem como foco o conceito, não os timbres).

      Ah, se um de seus interesses for o Stereo Scat, umas das maneiras de o fazer é simplesmente utilizar os dois scatches disponíveis na GR-55 e direcionar cada um para um PAN (L/R). Simples assim!

      É isso!

      Excluir
  12. mano sou baixista e to aprendendo a configurar a pedaleira pra baixo ...montei uns USER de Jazz Bass que ficaram razoavel ...so nao gostei do compressor , na verdade e ruim nao sei se vc pode me ajudar a modificalo ...semprefica um chiadooo ... tem como me passar o link da nova atualizacao da GR RAFA ? e as livrarias tambem ..pra ver se a bichinha aqui fica tunada ...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Poisé, esse compressor adiciona um chiado que nem mesmo a mudança no STRUCTURE ou um NS o cessa. Mas isso também tem a ver com a soma dos parâmetros na configuração do patch, pois há patches com COMP. [MFX] em que isso não ocorre...

      Sobre a atualização da GR-55 e tal, você pode encontrar essa e outras utilidades no post abaixo :

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/03/utilidade-publica-utilidades-da-gr-55.html

      Vê lá! E, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  13. Olá Rafael, meu nome é Monir, brilhante as tuas dicas, me fez entender muita coisa, mas meu irmão antes de te achar pirei o cabeção e achei que o outro dono da GR-55 tinha criado os patch muito fora da minha realidade e do que eu precisava então dei back-up na pedaleira e agora descobri que ela tinha instalada a versão 1.5. será que ao efetuar o back-up eu desinstalei esta versão mais atualizada? se isto aconteceu tem como recuperar sem precisar de reinstalar ou terei que fazer todo processo de novo, abraços agradeço pelas dicas aprendi muito.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Monir! E valeu!

      Sobre a sua questão, o "BACKUP" é para os patches (sendo os mesmos salvos no pen drive), não para o firmware, logo, a versão se manterá! Como você citou "outro dono", se a sua ideia era retornar a configuração de fábrica, basta utilizar o "FACTORY RESET", que se encontra no mesmo local do "BACKUP/RESTORE".

      E, para via de informação (pois a v1.50 deve ter sido mantida), sobre a atualização, basta verificar se os BANK's de sua pedaleira vão até o 40, pois nos firmware's anteiores os BANK's iam até o 30. Outra maneira seria, com a pedaleira desligada, manter pressionados os botões PAGE [<] e [>], que, ao iniciar/ligar a pedaleira, aparecerá o firmware da mesma.

      É isso, Monir!

      Excluir
    2. Ah, ufa beleza Rafael, beleza manteve, pois fiz o que vc recomendou e os BANKs foram até 40, mas apareceu duas versões 1.0 e 1.5, está correto aparecer as duas instalações?

      Excluir
    3. Ah, ufa beleza Rafael, beleza manteve, pois fiz o que vc recomendou e os BANKs foram até 40, mas apareceu duas versões 1.0 e 1.5, está correto aparecer as duas instalações?

      Excluir
    4. Sim, a v1.00 sendo a versão inicial (BOOT) e a v1,50 como sendo a principal (MAIN). No caso, a v1,50 é a que está rodando!

      Excluir
  14. Muito bom, obrigado Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Olá Rafael, parabéns pela iniciativa! Li todas as dúvidas e esclarecimentos e vi que realmente tem contribuído muito para aliviar o sufoco da rapaziada meio nova na interação com o GR55. Eu sou totalmente leigo, comprei faz três dias e estou tentando entender e aprender a mexer, como não entendo quase nada de inglês, e a pedaleira veio sem manual em português, estou apanhando, e antes que eu faça alguma cagada, encontrei seu blog e gostaria de uma ajuda se for possível. Ainda costumo usar todos os meus pedais analógicos (botõezinhos) muito mais fácil pra mim... jurássico, mas é onde me entendo bem. Agora estou querendo ficar um pouco mais atualizado com a realidade e estou pagando o preço dessa investida na modernidade.
    Tenho dúvida como fazer um backup do sons já pré definidos, pois se eu fizer uma merda terei como recuperar, mas não sei se com toda a tecnologia do pedal é necessário fazer isso, pois de repente ele tem um sistema que se recupera sozinho e não há a necessidade desse backup, ou é possível baixar da própria Roland, caso precise, e dai mais uma possibilidade para não precisa do backup, enfim, não sei as possibilidades que tenho qto. a essa questão.
    Outra questão é se tem afinador e como acessá-lo.
    Também gostaria de entender o GK3, pois ele tem 3 posições: (pelo que eu entendi) para cima ele trabalha apenas com o GR5, no meio mixa GR+som do instrumento (guitarra) e para baixo só guitarra, porém o som da guita não está saindo. Então não sei se é alguma configuração ou ligação ou se é defeito no GK3 (detalhe comprei novo é o GR55GK3-Bk vem pedaleira, GK3 e o cabo, claro que só sabe disso, mas só pra não ficar dúvida).
    E só mais uma coisa, por enquanto ;), vi um pessoal no ML vendendo pen driver com som de teclados e até de bateria para trabalhar no GR55. Sabe como funciona isso? É possível ele ter ritmo tbém? Tenho uma R8 Roland antigona.
    Rafael, muito obrigado por enqto.!
    Um abraço, meu querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Binho! Valeu!

      Que bom que o blog está colaborando com seu entendimento com a GR-55, nessa sua incursão nos 0's e 1's do sistema binário (digital), hehe!!!

      Agora, por partes, o manual em PT-BR você pode encontrar no post "UTILIDADE PUBLICA - Utilidades da GR-55 e do GK" - http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/03/utilidade-publica-utilidades-da-gr-55.html - sendo que eu o dispus no 4Shared, no link abaixo:

      http://www.4shared.com/office/kd0D4s2B/GR-55_PT.html

      Sobre um backup dos valores pré-definidos, você tem a opção do FACTORY RESET - https://www.youtube.com/watch?v=maonH_YndS4 - no SYSTEM da pedaleira. Você tem também a opção de fazer um backup dos seus patches, via pedaleira ou via o programa GR-55 Librarian.

      Sobre o afinador, há sim, e você pode acessa-lo pisando nos pedais 2 e 3 ao mesmo tempo. Você também verá que o afinador pode ser tanto monofônico quanto polifônico.

      Sobre o seletor do GK, você pode deixa-lo prioritariamente no MIX mesmo, salvo exceções (como mutar o NORMAL PU ou desativar um delay), em situações específicas, já que em grande parte das opções de funcionamento você encontrará ferramentas mais interessantes para os mesmos fins!

      Sobre o som da guitarra sair, no o GK está no MIX ou GUITAR? Se sim, o NORMAL PU está setado na aba TONE? Dica de teste: vá até o preset [LEAD]30-3 (for normal PU), por exemplo, que lá o parâmetro está ativo (observe isso), com os captadores da guitarra ativados, exceto se o GK estiver na posição GK. Esse preset, bem com outros 30-X dos STYLE's tem todos tones ativados. Fora isso. os detalhes são o volume da sua guitarra e a ligação guitarra/GK. Vê aê!

      Sobre o ML. creio que seriam loops em wav (como os que você pode fazer em casa....). Leia aqui:

      http://goo.gl/bhirDs

      Posso estar me equivocando, mas realmente parece isso.... você compra "ritmos para GR-55" e vem um pendrive com loops de batera ou backing tracks e WAV... nesse caso, você dispararia os mesmo pelo player da GR. A colocação da propaganda é meio "suspensa" para surtir interesse, hehe...

      Em base, é isso! E, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Olá Rafael, boa tarde!
      Acabo de ler seu feedback, e agradeço imensamente!!
      Baixei os manuais em português (essencial no meu caso) e o programa GR-55 Librarian.
      Sem dúvida, suas explicações são claras e com essas vou conseguir mexer, pelo menos no básico, depois com o tempo vou lendo, graças a você, o manual em português e aprendendo mais. Não tive tempo ainda para mexer depois de ler suas dicas, mas pelo menos deu para acessar o afinador e testá-lo, muito bom! A noite, com calma, vou mexer mais e começar a ler o manual. E qto. ao GK3 tanto no MIX qto. em GUITA não sai o som da guitarra, mas a noite vou ver se consigo executar suas dicas, espero não ser muito complicado pra mim. O que é (PU)? Desculpe a ignorância do novato. Estou grato pela atenção dispensada, e assim que mexer dou um feedback pra você.
      Um abraço, Rafael!!

      Excluir
    3. OK, Binho!

      O PU é de PickUp... eu que tenho o costume de abreviar mais, hehe! É o NORMAL PICKUP (captação normal da guitarra) a qual me refiro. O parâmetro se encontra na aba TONE, e, como citado, ele está setado nos patches descritos, o que pode lhe ajudar nos testes. E os testes são simples! Pela citação você ainda não os fez, correto?

      Sabe, com uma lida no manual - e suas entrelinhas, hehe - você verá o quanto a GR-55 é, de certo modo intuitiva, sendo necessário do usuário, em base, uma pré-contextualização do que procura!

      No mais, qualquer coisa, estamos aí no que puder colaborar! E bons "testes" e "descobertas"!

      [ ]'s, Binho!

      Excluir
  16. Olá Rafael, vou ser rápido, pois fiquei mexendo a noite e madrugada toda...hehe agora estou muito cansado, mas só pra adiantar, consegui fazer o som da guitarra sair no MIX, mas não consegui apenas em GUITAR.
    De qq. forma, já já, depois que acordar, continuo mexendo. Realmente, descobri muito sobre a GR55, com suas dicas e uma pequena lida no manual. É como você falou, é intuitiva sim. Ah, depois descobri o que era PU...hehe, mas agradeço sua paciência com o leigo aqui. ;)
    Obrigado por enqto., Rafael!
    Até depois, meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Binho, você está usando o OUTPUT (L/R) ou o GUITAR OUT? A
      chavinha do GK é apenas "comutadora".

      A pergunta anterior é devido ao fato da guitarra sair no MIX e não no GUITAR, como citou (se bem que a maior parte do tempo seu GK provavelmente ficará no MIX, haha!). Se sai em uma posição, deveria sai em outra, afinal, é um MIX! Para não sair, ou você está ouvindo a modelação, ou o volume da sua guitarra está baixo, ou sua guitarra não está ligada no GK! O que você ouve é a modelação ou o NORMAL PICKUP (PU, hehe!)?

      De antemão, um pouco sobre o GUITAR OUT:

      http://goo.gl/shMdg1

      No caso do GUITAR OUT, se não setado no patch, o que você terá lá será o que está no SYSTEM, caso não utilize "patch settings".

      Vê aê!

      Excluir
    2. Oi Rafael, firmeza?
      Obrigado pelo retorno!

      Antes de mais nada, o cabo da guitarra está plugado no GK3 e o volume do instrumento (potenciômetro da guitarra) está no máximo.

      Fiz o seguinte teste: desliguei o cabo (P10) que liga a guitarra ao GK e liguei outro cabo mais longo em outra guitarra, o som dessa guitarra saiu normalmente em MIX, (apesar de saber que a outra guitarra está perfeita, mas quis deixar o som instrumento independente, pra não misturar o som do GK com os dos captadores da guitarra), porém qdo. chaveio pro GUITAR o som da guitarra some.
      Estou vacilando em alguma coisa, ou penso que pode ser problema na chave do GK que não está funcionando o GUITAR, sei lá.

      Se o som da guitarra sai em MIX deveria sair em GUITAR tbém, sei lá.

      Estou mandando para o amp pelo OUTPUT (L/MONO).

      De qq. forma, vou continuar executando suas dicas e ler outra vez o manual.

      Rafael, mais uma vez agradeço sua generosidade e paciência!
      Abração!

      Excluir
  17. Pra essa pedaleira funcionar é preciso ter um captador MIDI ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, é necessária sim captação compatível com o sistema 13 pinos, como o próprio GK, da Roland.

      [ ]'s!

      Excluir
  18. Olá Rafael, na paz?
    Tudo funcionando, Grato pelas suas orientações anteriores.
    Se puder passar mais essa: Existe algum comando que volte a configuração original de fábrica. Mexi muito para descobrir e agora que estou sabendo mais sobre ela gostaria de começar a mexer com ela a partir da configuração original.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Binho!

      Como citei no teu primeiro comment, existe sim:

      "Sobre um backup dos valores pré-definidos, você tem a opção do FACTORY RESET - https://www.youtube.com/watch?v=maonH_YndS4 - no SYSTEM da pedaleira."

      Acho que a colocação no texto anterior não tenha ficado clara, mas esse é o reset de fábrica!

      Excluir
    2. Olá Rafael, tem toda razão, você foi claro sim, eu que fui distraído.
      Mais uma vez, muito obrigado!!!

      Excluir
  19. Olá Rafael! Quem sabe, pode me ajudar com mais essa pendenga?
    Tenho um TC Helicon VoiceLive Touch, e preciso do manual em português, sabe onde poderei encontrar?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Essa eu já não sei, Binho, mas, tentou com o representante da marca no Brasil?

    http://www.audiopremier.com.br/tc-helicon

    Eles tem, pois é lei. Só não sei se eles disponibilizam de maneira "aberta":

    "Disponibilizamos manuais Quick Start em português apenas para produtos adquiridos através de nossos representantes oficiais e com Nota Fiscal emitida pela Audio Premier, assim como assistência e suporte técnico.
    Envie uma cópia da NF para zambrana@audiopremier.com.br
    Obrigado pelo contato."

    No site da TC ainda consta a Libor como dealer:

    http://libor.com.br/

    A próxima opção seriam outros users do VocalLive. Em inglês, até nos sites de algumas lojas já é disponibilizado... complicado... porém, no BR....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!
      Pois é, tenho um primo que trabalha na Mundial, mora em Boston já a quase 15 anos, e trouxe de presente de natal pra mim, lacradinho na caixa, porém a Áudio Premier, não dá nenhum tipo de suporte se não for comprado com eles. Inclusive contei ao meu primo e ele achou um absurdo, pois o suporte era pra ser mundial, independente de qual país foi comprado.
      Mas o fato é que eles não dão suporte e não sei o que fazer.
      De qq. forma, agradeço a orientação!

      Excluir
  21. alguem sabe como compro um filtro bubsonico ( nao ser como escreve ) aquela plaquinha que coloca dentro da gr 55 roland pra diminuir os erros de latencia ou ma interpretacao de alguns dtimbres da gr ...???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, o filtro é o "OPT-01 Subsonic Filter", da RMC. Sendo assim, como citou, seria bom entrar em contato com eles, pois aparentemente não é um produto "de catalogo":

      http://www.rmcpickup.com/

      info@rmcmusic.com

      Há representantes/instaladores autorizados no Brasil:

      http://www.rmcpickup.com/authorized_installers.htm

      É isso!

      Excluir
  22. Olá Rafael, primeiro parabéns pelo blog ha muitas informações úteis aqui,bom vamos ao que interessa adquiri uma gr 55 faz quase um mês , vou utiliza-la para tocar na igreja, minha situação é o seguinte disponho de um amplificador e alem da gr 55 vou utilizar uma boss me-80 para modulações da guitarra, sou o único musico da igreja (não que eu seja egocêntrico, mas não tem outro mesmo kkkkk então eles vão ter que me aguentar kkkkkk) lendo posts anteriores li tua recomendação para plugar uma outra pedaleira no guitar out da gr, até ai tudo bem minha duvida é: sera possível com a gr deixar uma base gravada, tipo baixo, bateria e teclado de um hino qualquer e em cima disso eu tocar a guitarra, se é possível como faço?

    Mais uma vez parabéns pelo blog, não existem muitas publicações em português para gr 55, teu blog é um oásis no deserto.
    Fico no aguardo da resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, e obrigado, Wandergleyson!

      Sendo o único músico na igreja, ao menos você sempre terá lugar p'ra tocar, hehe!

      Você pode utilizar o AUDIO PLAYER da GR-55 para soltar os playbacks dos hinos. Basta colocar os arquivos (em formato WAV ou AIFF, em 44.1kHz) na pendrive - mas não crie uma pasta na pendrive, ok? - e, com a pedaleira desligada, plugar a pendrive na GR-55, na porta USB lateral dela.

      Quando você ligar a pedaleira, os arquivos serão carregados. Depois, só você ativar o AUDIO PLAYER e disparar/pausa/trocar as músicas pelos SW. Abaixo, sobre isso, retirado do Guia Rápido da GR-55:

      "Utilize o Pendrive como Player de áudio:
      1. Desligue o GR-55
      2. Conecte um pendrive com músicas em formato WAV na entrada USB MEMORY
      3. Ligue o GR-55
      4. Pressione AUDIO PLAYER até que o botão acenda
      5. Utilize os pedais para controlar as músicas:
      Pedal 1 – Volta para a música anterior
      Pedal 2 – Pula para a próxima música
      Pedal 3 – Reproduz ou pára a música
      CLT – Abre ou fecha o PLAYER
      6. Use as setas selecionar AUDIO LEVEL e regule o volume da música
      7. Ao fechar o PLAYER durante a reprodução, você pode mudar os timbres enquanto toca junto com as músicas.
      8. Para retirar o pendrive, pare a rodução e desligue o GR-55
      9. Retire o pendrive e ligue o GR-55"

      Aproveitando, caso você não utiliza em demasia o harmonizer da ME-80, talvez você verá que será possível fazer muita coisa apenas com a GR-55, afinal a base estrutural dos timbres para guitarra são equivalentes. Com o tempo você provavelmente irá descobrindo - e redescobrindo possibilidades!

      Acho que é isso e, novamente, obrigado!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. Eu é que agradeço Rafael, só mais uma coisinha que esqueci de perguntar, você já expôs que é possível reproduzir um áudio em WAV pelo pendrive e saber disso é um grande alivio!!! Mas também é possível grava-los com a própria gr ?
      Vou explicar melhor imagina se eu disparo uma bateria em loop e logo adiciono um baixo e outros instrumentos é possível gravar no pendrive inserido na própria gr ?
      Não sei se minha duvida ficou clara, espero que você entenda, e quanto a me-80 se eu conseguir os mesmos timbres na gr 55 que tenho o costume de usar na me-80, passo a usar só a gr, quantos menos cabos melhor.

      Um abraço e obrigado.

      Excluir
    3. Wandergleyson, na pendrive a gravação não é possível, mas seria uma boa hehe!

      O mais próximo disso é o loop de 20 segundos mesmo, mas também sem a gravação na pendrive.

      É isso!

      Excluir
    4. Ok obrigado pela paciência,acho que é querer demais da gr, mas por tudo que ela faz, se ela soubesse cozinhar eu casava com ela kkkkkkkk

      No mais muito obrigado!!!

      Excluir
    5. Boa, kkk!!!

      OK, e, precisando, estamos aí no que puder colaborar!

      [ ]'s!

      Excluir
  23. Olá amigo tenho a GR-55 na versão mais recente e não entendo quase nada dela mas vou me virando lendo seus comentarios
    comprei hoje uma Behringer FCB 1010 com o Chip V2. 501E e gostaria de uma instrução de como proceder para fazer elas comunicarem lembrando que ainda não comprei nenhum cabo pois não sei qual ...tenho note e também iPad e este por sua vez tem aquele jaque grande dos iPhones e não USB

    ResponderExcluir
  24. Desculpas ...meu nome é Silvio Dias e no momento toco em uma banda de baile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvio!

      A ligação se dá via cabo MIDI 5PIN. Essa e uma das ligações que eu nunca fiz (os ASSIGN's me são suficientes), porém o Cleber - http://goo.gl/33uytW - utilizava uma FCB1010 em conjunto com a GR-55, só não sei com qual chipagem.

      O princípio é o mesmo que se encontra nesse vídeo, pois o endereçamento dos Control Changes (CC#) se equivale:

      https://www.youtube.com/watch?v=Bu0DHq1uhxk

      E, informações no VGuitarForums:

      http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=3978.msg26886#msg26886

      Silvio, como citado, eu nunca utilizei esse tipo de ligação, então me baseio nos princípios lógicos, que, teoricamente, são funcionais. Para uma reposta mais incisiva seria bom realmente alguém que já tivesse feito essa ligação, como o Cleber (que encontrou o maior problema no peso do FCB1010, hehe!).

      Mesmo com banda baile, os ASSIGN's podem te ajudar muito, mesmo com alteração da ordem de repertório. O controlador talvez facilite no ponto de estar tudo "no pé".

      No mais, me desculpe pela resposta não tão objetiva. Porém, estamos aí no que puder colaborar!!

      [ ]'s!


      Excluir
  25. Bom Dia Rafael,desculpe o incomodo,ainda não cheguei no efeito que quero que é a introduçao da musica do The Who,musica Won't Get Fooled Again,o órgão parece pulsar,obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, José!

    É o patch da Roland - do link da mensagem anterior - ao que você se refere ou criou o seu, José? Se for o da Roland, como, pela descrição do patch, aqui está tudo OK, sendo que o que pode ser feito é alterar o andamento do SLICER.

    Em todo o caso, o pulsar poderá ser feito com o [MFX] SLICER em seu patch, porém, se não o fez, teste o patch da Roland - testei aqui - que talvez ele te agrade!

    Vê lá!

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  27. Olá Rafael, comprei uma GR55 ,ela ainda nem chegou e tenho devorado deu blog e canal noyoutube, PARABÉNS MESMO CARA, VC É FODA!! os Patchs para shows podem ser divididos em USER 01-1 - 01-2 -01-3 DEPOIS 02-1 - -02-2 02-3 e por ai vai? como muda de USER 01 para USER 02 ?? Desde já muitíssimo obrigado pelas aulas mestre!!
    Marcelo Kju Vitória ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcelo!

      Isso mesmo, cada BANK do [USER] contém três patches, que são alterados via os switches 1, 2 e 3 - USER 01-1 - 01-2 - 01-3, por exemplo - do synth. Os BANK's, por sua vez, originalmente são alterados pelos switches do GK, no caso, os GK S1 e S2 (USER 01 para USER 02 para USER 3(...) , por exemplo). São ao todo, no [USER], 99 BANK's com três patches cada, e ainda há os SOUND STYLE's - [LEAD], [RHYTHM] e [OTHER] - com 40 BANK's cada.

      Você provavelmente já deve também ter reparado que eu cito constantemente os "Patch Settings" e ASSIGN's. Com essas ferramentas, a troca de BANK's acaba sendo de outro maneira, porém, devido a soma de possibilidades dentro de um patch, a troca também acaba sendo menor! Bom, com a pedaleira em mãos, você perceberá essas funcionalidades!

      Uma coisa interessante de você fazer, caso ainda não tenha feito, é baixar o manual da GR-55 e já ir dando uma lida. Você o encontra nesse post:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/03/utilidade-publica-utilidades-da-gr-55.html

      Assim, alguns conceitos já estarão pré-definidos, hehe!

      Novamente, obrigado, Marcelo! E, precisando, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  28. CHEGOOOOU Rafa, só me ajuda no seguinte, por que nao tá funcionando a GR55 quando a chave do GK está em guita, quando está em MIX e GK tá funcionando perfeitamente, será confuguração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêêê, Marcelo!!!

      Então, a chave seletora do GK faz uma seleção "física", não tendo uma função direta com o sistema.

      Em base, em GUITAR você tem modelações, PCM's, captação normal porém sem uma ambiência - como um delay - funcional. No MIX, é "tudo", e no GK, em base, o NORMAL PU não é funcional (o que você constatou aí). Há alguns outros detalhes, que tem um pouco a ver com os STRUCTURES da GR-55, mas, não se preocupe agora no início, pois com o tempos você e a GR-55 vão se entendendo, haha!

      Prioritariamente, provavelmente sua chave ficará em MIX, pois alterações podem ser feitas pelas configurações de patch! O uso dessa chave por vezes e interessante para algo muito direcionado, sendo, que se não for esse o caso, talvez não seja tão interessante sua utilização.

      É isso, e BONS SONS! Sons de guita, bass, metais, veículos, animais, cordas, percussão...

      [ ] 's!



      Excluir
  29. Rafa desculpe te perturbar aí, mas realmente vc é o cara pra quem tem a GR55, minha dúvida é a seguinte. É possível usar a GR55 como uma pedaleira normal? Ou seja usando os captadores da guitarra e o som do simulador de AMP, OD, Delay, Reverb dela .? Seria pra mim o ideal pra show e o midi usaria no meu home.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, Marcelo!

      A possibilidade de utilizar também "timbres de guitarra" foi/é um dos diferencias da GR-55. Agora, não sei se você quis dizer em relação a utilizar a GR-55 sem a captação hexafônica - GK3 - ou simplesmente criar um patch com a captação normal.

      Em todo caso, sem a captação hexafônica, com uma adaptação ou alteração isso é possível, por exemplo:

      http://goo.gl/wwk0UY

      Agora, com a utilização normal, basta configurar o que quer no patch. Aqui, a exemplo, um patch utilizando a captação normal da guitarra:

      http://goo.gl/40nZb7

      Em base, é isso!

      Excluir
    2. Sim, é usando os captadores da própria guita, cara vc é demais msm, muito atencioso, mandei um email pra Roland falando de vc, e que vc dá suporte a toooodos e que o produto se valoriza cada vez que falamos com vc, passou da hr de vc ganhar um troco da Roland.Mais uma vez obrigado meu velho!!

      Excluir
  30. Rafa, prometo que é a ultima. (da semana ,rsrsrsrs), tenho feito uns timbres cavernosos, muuuito tops msm, nem to sentindo falta dos captadores da minha fender, mas tem uma dúvida cavernosa; futuquei tuuudo e não descobri, tem Patches que o MFX funciona e outros que não, tento de todo jeito colocar ele pra funcionar mas nunca rola, essa vc sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, hehe!!! A semana começa no domingo hein?! Kkkk!

      Poisé, os timbres modelados são muito "reais". As afinações alternativas - ALT TUNING - idem! Se você começou já com uma boa "receptividade" com GR-55, a tendência é cada vez se animar mais, mesmo passando uns momentos de certa raiva, haha!

      Sobre os MFX's o detalhe está no STRUCTURE do patch, pois, dependendo do STRUCTURE escolhido, o bloco de sinal é desviado em determinado TONE. Agora que você está com ela em mãos, na página 40 do manual há uma explanação sobre isso. Ah, os blocos podem também ser alterados dentro do STRUCTURE!

      Vê aê, e, na dúvida, só postar! E pode ser essa semana mesmo, se precisar, hehe!

      [ ]'s!

      Excluir
  31. Olha eu de novo Rafaaa!! rsrsrss, agora é o seguinte, como voce trabalha as latências? to sentindo que nos Sax (todos), Violinos e alguns outros o som atrasa,ainda mais se vc usar frases rápidas.Outra coisa Como colocar um instrumento por corda??
    Obrigado mais uma vez Enciclopédia GR .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, novamente, Marcelo!

      O primeiro - e de vital importância - ponto é a regulagem mesmo. Depois eu citaria a adequação do seu playing, a linguagem do instrumento simulado (PCM), bem como o LEGATO e/ou o CHROMATIC ativos, dependendo do timbre e necessidade. A exemplo, alguns fatores a considerar e que podem colaborar com isso:

      http://goo.gl/EXgaW8

      Um "patch base" que você consiga boa resposta é uma ótima ferramenta para desenvolver outros patches!

      Sobre os instrumentos e cordas, você pode utilizar o STRING LEVEL do PCM ou modelação. Uma explanação você encontra aqui:

      http://goo.gl/RT8W3c

      Vê os links aê, mas se não estiverem muito elucidativos para suas dúvidas, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  32. Rafael Bom Dia,como faço para acompanhar com o som do violão estilizado na gr55,mas com fundo de Pipe Organ e ritmo??Por sinal até agora Rafael não sei aonde conseguir o dowload dos ritmos da gr55 ou compra-los,atenciosamente José Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, José!

      Para o violão e o Pipe Organ, basta setar/ativar os timbres na aba [TONE]. Fora isso, para manter o sustain do Organ enquanto toca o violão, você pode utilizar a função HOLD. Há 4 tipos de HOLD (há uma explanação na pag. 55 do manual). A exemplo, se você quer fazer apenas manter a harmonia com o timbre PCM e continuar a rítmica com os timbres de guitarra, escolha o HOLD 2 (é o que prioritariamente utilizo, hehe!).

      Sobre os ritmos para GR-55, como citado anteriormente - http://goo.gl/kZb4Yd - a GR-55 não cria acompanhamentos automaticamente como em teclados/arranjadores.

      É isso!

      Excluir
  33. Volteeeeei Rafa, me ajuda please!!! Seguinte, o Librarian estava funcionando mas do nada parou de ler a pedaleira, daí eu desinstalei o drive e o programa pra reinstala-los, porém agora quando vou instalar aparece a mensagem '' talvez tenha ocorrido um problema , execute o uninstall da mesma pasta'' porém mesmo não tendo o drive quando uso o uninstall ele reinicia o computador mas não resolve!! vc saberia algo a respeito?? mais uma vez obrigado amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Marcelo!

      Marcelo, esse é um fato que nunca aconteceu comigo, então esse "algo a respeito" eu não tenho referências.

      Sobre para de ler, você chegou a verificar a configuração no Librarian, mesmo que anteriormente funcionasse? Essa questão da reinstalação pode ser relacionado a um conflito com seu Sistema Operacional também. Já executou "como Administrador" o install? Quando eu desinstalo um programa, procuro desinstalar tudo relacionado a ele, como entradas de sistema e tal, sendo que para tal utilizo em base o CCleanner.

      Por se tratar da relação com o seu computador, as possibilidades - quando não as comuns - podem ser as mais variadas. Nesse caso, como citado, uma base referencial eu não tenho, sendo que o que eu procuraria fazer é inicialmente os processos que faço para qualquer programa que instalo/desinstalo/reinstalo, mas creio que você já tenha feito isso.

      Mas vê aê, ao menos tentando instalar como Administrador. Salvo engano, a Roland cita isso em alguns casos.

      [ ]'s!




      Excluir
  34. Ola Rafael Beleza!!!? Então rapaz to precisando de uma ajudinha sua mais uma vez....cara não consigo algo parecido com piano Fender Rhodes em nenhum piano eletrico no Gr55.No Gr 20 tinha.... sabe me dar uma configuração...?? Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sidnei!

      Mas qual a sua referência de timbre aproximadamente? Sabe, o [026 E, Piano] eu já gosto, hehe, sendo que é uma boa colocar um MFX de AUTO PAN nele para dar aquela oscilaçãozinha - e forçar um "drive"/MOD WAVE - de Rhodes! Aí só dar uma configurada nos parâmetros do AUTO PAN. É uma ideia! Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  35. Então... rafael na verdade o mais próximo do fender Rhodes que cheguei foi o 11 do bank 2 piano E....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas chegou a somar - a exemplo - efeitos ao TONE para complementar o timbre?

      Excluir
  36. Mestre, meu banco de fábrica o USER 02-2 tem cordas graves e agudas 1 e 2 grave e 3 4 5 6 agudas, quero deixar na oitava normal para guitarra. Como normalizar isso? GRato !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Matheus!

      Como é o nome do patch? É que como eu já alterei bastante os bancos, nem me lembro (no USER há patches dos três SOUND STYLE's). Mas em base, se for com PCM, talvez ele esteja oitavado, sendo que para verificar isso basta, sobre o PCM, apertar o [>] do dial que ele você encontrará mais parâmetros do TONE, entre eles o OCT. Se ele estiver alterado, basta o deixar em 0.

      Se for com modelações pode ser o ALT-TUNING - aba [MASTER], em [OTHER] - ativo (que é também ativo nos PCM's), logo, caso seja isso, apenas desative-o - OFF - ou o altere conforme necessidade!

      Vê aê, mas, por uma vaga lembrança (hehe!), acho que a primeira opção é a que você vai utilizar, porém, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  37. Bom dia, Rafael posso usar como interface de audio a Gr55 e gravar meu vídeo com minha camera e usar o audio dela, tem algum programa que acompanhe a GR55

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Romeu!

      Claro que sim! Inclusive é o que eu faço na maioria dos vídeos que gravo! Sobre o programa para tal, não há um que acompanhe a GR-55, porém há boas opções como o Adobe Premiere (que é o que eu utilizo) e o Sony Vegas, por exemplo.

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  38. Você tem algum vídeo ensinando, pois não tenho experiência, mas comprei uma GoPro e tenho uma GR55, porém nunca gravei nada para sincronizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho, mas tutoriais são facilmente encontrados na internet, seja via escrita ou via vídeo. A exemplo, no YouTube:

      https://www.youtube.com/results?search_query=sincronizar+audio+e+video


      O primeiro passo é escolher o programa. Em base, o que você precisa fazer é - evidentemente - gravar o áudio no computador enquanto grava o vídeo e, após isso, em seu programa de edição de vídeos, importar ambos os arquivos e, pelas tracks de áudio, sincroniza-los. Feito isso, basta mutar o áudio gravado pela câmera! Edições diversas como títulos, faders, enfim, você, com um pouco de "análise" do programa, de sua interface, são adicionadas facilmente.

      Sobre o Adobe Premiere e suas ferramentas, o Guga Lamenha tem grande conteúdo de tutoriais:

      http://www.gugalamenha.com/

      Sobre o Vegas, eu pouco usei, mas vale a pesquisa!

      Excluir
  39. Rafael, pra conectar a GR55 no pc eu preciso de uma interface ou tem outro jeito de conectar direto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romeu, a GR-55 já funciona como uma interface de áudio (e MIDI). Basta instalar o driver USB dela em seu PC, de acordo com seu Sistema Operacional e plugar a GR-55 via cabo USB (o cabo é o mesmo que o utilizado em impressoras) em seu computador.

      Nesse post disponibilizei os drivers, mas você pode também baixa-los diretamente do site da Roland:

      http://goo.gl/cacxUL

      É isso! E, qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  40. Bom Dia Rafael,desculpe incômodo,não consigo o bendito Pendrive correto de ritmos para GR 55,pode me dar uma luz?Se custar alguma coisa,consegue pra mim e me mande como depositar o custo,ficaria muito grato,desculpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Eduardo!

      Sem problemas! E, sobre o pendrive, as repostas aos seus comments anteriores chegaram a você? Aqui:

      http://goo.gl/OfWDse

      Um ctrl+c/ctrl+v do meu comment:

      "A GR-55 não trabalha com "arquivos de ritmo" (acompanhando automaticamente cada mudança de acorde, criando as viradas de batera durante as música, enfim) como alguns teclados sequenciadores, porém, você tem a opção de rodar .wav a partir da GR-55 (via pendrive, na própria) com playbacks, caso os utilize. Você pode também criar um groove com a função loop e os PCM's de batera e percussão disponíveis nela, porém o loop tem o tempo limite de 20 segundos". Logo, desconheço "arquivos de ritmo" para a GR-55.

      É isso!

      [ ]'s!


      Excluir
  41. Olá Rafael, amigo em primeiro lugar vc parabéns pelo post. Cara, como faço pra localizar os patches da bateria? Li alguma resposta sua que seria no 906 (não tenho certeza) mas se for, onde está essa encrenca? Procurei em todos os blogs e nada!! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thuba! E, obrigado!

      No caso, a citação se refere ao número dos PCM's, não um patch específico. No caso, os PCM's de 897 a 910 são todos relativos a timbres de bateria. Sobre "onde está a encrenca", aqui (que talvez seja onde você tenha lido):

      http://goo.gl/BjKRH3

      O patch, basta criar, selecionando o kit de bateria e efetuando as configurações que lhe serão necessárias!

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  42. Bom Dia Rafael,como faço para colocar efeito de órgão,orquestra e piano juntos,desculpe é que não tenho muito tempo,preciso estudar mais a gr55 e como faço pra ligar o violçao no sistema midi e p10 juntos na gr55,não consigo seguindo aquelas normas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José!

      Durante esse tempo - desde seus outros comentários - você utiliza a GR-55 sem os timbres em conjunto? O que basicamente é necessário é setar os TONE's na aba de mesmo nome, lembrando que há a possibilidade da utilização de dois PCM's em conjunto, sendo que no seu exemplo com três PCM's isso não é possível.

      A relação com os controles do violão é que - por eu não te-lo na configuração Piezo/MIDI Hexpander, tal como um Godin ou um Caimbé - não posso ser tão incisivo na colaboração, porém atente aos detalhes dos controles (SW) do violão. Há no blog alguns comentários sobre tais detalhes...

      Ah, a quais normas você se refere? Sobre "estudar a GR", isso é sempre bom, hehe!!! Afinal, você encontrará padrões e caminhos que colaborarão com a sua interação em relação a ela!

      [ ]'s!

      Excluir
  43. existe alguma maneira de mudar os patchs do user pro rhythm, other ou lead sem precisar apertar os botôes? Porque no meio da música é difícil ficar abaixando pra mudar kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus!

      Os patches são gravados/alterados apenas em USER, sendo que, quando você altera um patch de fábrica em algum dos STYLE's, o [WRITE] é direcionado ao USER. Logo, o USER é o único STYLE "editável".

      Complementando, segue um comentário no blog com algumas informações sobre a gravação manual:

      http://goo.gl/9DmMR

      Você também dispõe do Librarian para colocar em ordem seus patches, de acordo com suas prioridades:

      http://goo.gl/M3JZxo

      Em relação ao exercício de agachamento - kkk! - para alteração dos patches, com a utilização dos ASSIGN's você provavelmente suprirá grande parte das suas necessidades timbrísticas em um único BANK, disposto dos três patches! Os patches que dispus aqui no blog trabalham em grande parte com os ASSIGN's.

      A outra opção seria trocar o agachamento pelo levantamento de peso e utilizar um MIDI Foot Controller, hehe!!

      Vê aê, Matheus!

      [ ]'s!

      Excluir
  44. OLa amigo me chamo Gilmar , moro em Mato Grosso DO Sul,, comprei um gr55 e tal todo empolgado ,pra fazer um som ,igual aqueles que agente ve na internet, e tal .Mais ai vi que e bem diferente ,pessoalmente , quero uma coisa simples,, sabe , amigo fazer um som de guitarra ,meio distorcido , e emsseguida ,quando abaixar o pedal de expreçao , entra um orgon ,sabe ,tipo pra tocar um blues ,, mais nao da certo de maneira alguma ,kkkkk pode me dar uma ajuda ,por favor ,,,,,, meu imail ,e giltelecasterplay@hotmail.com,,,,, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilmar!

      A empolgação se tornou complicação, kkk??? Cara, seria legal você traçar uma ideia de funcionamento do patch, algo do tipo "o que, quando e como" os parâmetros vão atuar. Por exemplo, você quer ter o ORGAN e manter a guitarra ou, ao adicionar o ORGAN, mutar a guitarra?

      Aproveitando, esse comment pode lhe ajudar no processo, sendo que nele a ideia utilizada é próxima do que citou (considere os sentidos do EXP), além de utilizar os parâmetros de fábrica da GR-55:

      http://goo.gl/8Lt9SR

      Enfim, depois de timbrar os seus sons, só o CROSS FADER pode suprir sua necessidade!

      Vê aê, porém, precisando, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
  45. Muito bom cara.. Mais sou muito leigo em tudo isso..
    Tipo a roland gr 55 é a minha primeira pedaleira, tô apanhando.. por exemplo como faço pra baixar a nova atualização dela, e instalar?
    Seu blog está me ajudando bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evandro! E que bom que o blog está sendo colaborativo a você!

      Sobre a questão, você pode baixar direto do site da Roland, pelo link disposto no post ( http://www.roland.com/support/by_product/gr-55/updates_drivers/5757 ).

      Sobre instalar, uma base de um "ctrl+c/ctrl+v" de um comment dessa postagem:

      "Antes de qualquer coisa, verifique a versão. Para isso basta verificar se os BANK's de sua pedaleira vão até o 40, pois nos firmwares iniciais os BANK's iam até o 30. Uma outra maneira seria, com a pedaleira desligada, manter pressionados os botões PAGE [<] e [>], que, ao iniciar/ligar a pedaleira, aparecerá o firmware da mesma.

      E, para atualizar a GR-55 caso a sua versão já não seja a recente, basta conectar a Pen Drive com o arquivo de atualização na GR-55 (desligada), e, com ela ainda desligada, manter o [ V-LINK ] e [ USER ] pressionados. Quando você a ligar, ela ficara com o display claro, vai "carregar", até aparecer o "Completed!". Depois a desligue e retire o USB. Após isso, confira o versão, como você já o fez anteriormente. Se você utiliza continuamente a Pen Drive com a GR-55, não se esqueça de apagar o arquivo de atualização da mesma a fim de prevenir uma eventualidade."

      Em base, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  46. Caro Rafael, estou com um problema na minha GR55, o afinador aparece com 440 hz no visor mas esta afinando meio tom acima do diapasão, no visor afina normal pela aparencia no visor mas quando vc vai tocar a afinação esta meio tom acima. tem solução? qual o defeito? desde ja agradeço a atenção e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edward!

      Sobre sua citação, ao configurar/regular o GK você chegou a alterar o DOWN TUNE do GK SET? Esse parâmetro se encontra em [EDIT] > SYSTEM > GK SETTING > aba DOW. O SHIFT, para afinação standard é zero, porém se o mesmo foi alterado, ele irá acusar outra nota no afinador.

      Vê lá!

      [ ]'s!

      Excluir
  47. ola rafael tudobom?
    cara vc fez algum video sobre os pcms???
    se fez , onde esta , gostaria de dar uma olhada
    muito obrigado, e parabens pelos videos estao ajudando muito vlu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Jean!

      Um vídeo sobre PCM's ainda não o fiz, pois, em relação a atribuição de ideias, de certo modo os patches dispostos no blog, com suas explicações "no corpo das postagens" somado aos comentários de cada post são - sob meu ponto de vista - já uma boa ferramenta inicial para trabalhar com os PCM's , lembrando que estamos falando em configuração (logo, vale uma lida e análise!), não timbragem. O tempo e outros fatores "de produção" para gravar um vídeo também agregam a isso! = ]

      Além disso, devido a um grande número de possibilidades e usos possíveis com/dos PCM's, seria legal um vídeo-tutorial que atingisse a "necessidade" do maior número de usuários possíveis, o tornando assim mais COLABORATIVO! Nesse ponto que achei que os patches postados conseguem cumprir - dentro de sua proposta - esse papel.

      Mas, quem sabe, um dia ainda o faço! A ideia sempre esteve presente!

      Valeu, Jean!

      [ ]'s!

      Excluir
  48. entendi vlu mesmo por ter respondido, comprei a pedaleira a pouco tempo e tudo q aprendi foi gracas a seus videos, muito obrigado
    se puder responder mais uma
    tem como eu fazer um patche ,limpo ,com wah wah e distorcao, alternando eles , usando soh limpo ai ligando a distorcao e wah junto??? ja agraceco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok!

      Jean, dá sim! Sabe, na GR-55, tanto o WAH quanto o OD são classificados como MOD, logo, não é possível utilizar ambos efeitos simultaneamente. Entretanto, há outras possibilidades para isso. Você já chegou a ler - no manual ou no blog, bem como nas citações dos vídeos - sobre os ASSIGN's, não?! Eles lhe serão muito úteis, como no exemplo a seguir:

      Você pode utilizar duas simulações de amplificador, um para o clean e outro para o drive. Tendo como opção de MOD o WAH, você pode utilizar o [MFX] Guitar Amp Simulator para um dos amplificadores, basta escolher qual. Crie um ASSIGN para - a exemplo - o MFX SW, utilizando o mesmo SW que controlará o WAH (nesse caso o EXP SW). De antemão, sobre o WAH em modo manual:

      https://goo.gl/NkBVo8

      Um exemplo de patch com utilização de dois amps (com uma pequena edição, o patch já se transforma no que você precisa!):

      https://goo.gl/dHuSN8

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  49. oi mano ja to aqui denovo, to o dia todo na pedaleira rs
    se vc puder me ajudar
    no gk quando eu coloco em guitar ele fica mudo, eh normal isso???
    mais uma coisa
    no pcm os timbres, como faco pra diminuir um pouco , puxa nao sei explicar, eu coloco no timbre nem toco na corda e ja ta saindo o som,eh muito sensivel , sera q tem como diminuir isso ,pra eu poder fazer as frases sem sujar tudo
    se vc puder me ajudar agradeco muito , ou so dizer onde tenho q procurar
    vlu mano muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae!

      Para ficar mudo em GUITAR, se o volume estiver fechado, NORMAL PU desativado ou mesmo o P10 não conectado o fariam isso, Jean.

      Um teste seria testar os patches de fábrica para NORMAL PICKUP, sendo eles os 30-1/30-2/30-3 dos STYLES. Esses patches estão configurados para trabalhar com os captadores normais.

      Aproveitando, "em relação ao MIX, ele se torna funcional para mutar o som dos captadores originais quando em GK ou desativar alguns efeitos - tal como delay - quando em GUITAR. Se você utiliza a captação original da sua guitarra, em GK, o sinal deveria ser cortado, porém, com modelações, o sinal será constante, caso esteja utilizando uma. O MIX tem um funcionamento "físico", não interagindo diretamente com as programações da pedaleira." Pode ficar sempre no mix mesmo, hehe!

      Sobre sensibilidade do GK, além do detalhe do "chromatic" ativo (caso queira), algumas impressões :

      https://goo.gl/O6TVJS

      É isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  50. mano vou ler tudo , muito obrigado mesmo
    boa noite ae vlu

    ResponderExcluir
  51. boa tarde rafael, ja consegui fazer a maioria das coisas vc me ajudou
    muito obrigado
    unica coisa q nao funciona de jeito nehum eh esse MFX ja coloqui todos os efeitos possiveis ,sera q esta com defeito???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Jean!!!

      Sobre os MFX's, defeito acho pouco provável. O detalhe pode estar no STRUCTURE do patch, pois, dependendo do STRUCTURE escolhido, o bloco de sinal é desviado em determinado TONE (no patch do link, o STRUCTURE está alterado do padrão). Na página 40 do manual há uma explanação sobre isso.

      Ah, os blocos podem também ser alterados dentro do STRUCTURE!

      Vê lá!

      [ ]'s!

      Excluir
  52. eu ligo ele,programo direitinho mas ele nao muda nada no som

    ResponderExcluir
  53. tudo bom Rafael?
    gracas ao seu blog , seus videos e suas dicas ja consegui fazer quase toda a programaçao da pedaleira
    queria saber se eh possivel, vc passar uma configuracao de algum pcm qvc usa, to com problema pra conseguir algum q nao fique sujando todo o som , ja tentei varias configuraçoes
    se puder , algum de flauta ou harmonica ou violino , qualuer um
    pra eu tentar copiar e usar a configuraçao a paritir dai
    ja agradeço , muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Jean! Que bacana, cara!

      Então, as minhas configurações de PCM são quase inalteradas em relação ao original. Por referência a resposta, dá uma lida aqui:

      https://goo.gl/oY9JS8 ------- https://goo.gl/b9t2FU

      Lembre-se que a configuração de resposta do GK se dá no [SYSTEM], não no patch. Logo, é uma configuração mais individualizada, porém vejo a distância do hexafônico em relação as cordas algo de grande relevância! Por referência, o patch do link abaixo trabalha com PCM's, sendo que, em relação a resposta, ela se dá com a soma dos detalhes citados nos links! Segue:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/10/patch-4pcm-mod.html

      É isso! E desculpe-me caso eu tenha repetido alguma citação!

      [ ]'s!

      Excluir
  54. mano muito obrigado pelas ultimas dicas ,me ajudou muito
    o segredo esta no system mesmo
    vlu obrigado

    ResponderExcluir