DICA: Utilizando a GR-55 como Interface de Áudio USB

Falaê!

 Nesse post falarei sobre a questão da utilização da GR-55 como efetivamente uma interface de áudio, via GK IN, mostrando o que fiz como exemplo. Sei que é um tanto quanto obvia tal utilização (eu ia postar isso beeeeem antes, hehe), mas fica como referência para quem nunca o fez. Antes de tudo, citarei pontos relevantes (e esquecidos, kkk):

 1) Como poderão verificar nas figuras, esqueci de setar o OUT como saída, então ele se manteve no master;
 2) Esqueci de setar também o IN como stereo, logo, após a gravação o bonceei (sic) para uma trilha stereo
 3) Utilizei um microfone de karaokê da TecToy, que ganhei do meu pai! Em vista disso, venha a microfonar algum instrumento, considere o resultado sonoro final também a qualidade do microfone.
 4) O post, sendo assim, tem a funcionalidade de caráter ilustrativo, pois cada um tem suas manhas e gostos, bem como microfones diferentes! XD

 Logo, segue o post, utilizando como base o Adobe Audition 3, que é o DAW que utilizo, OK?

 Primeiramente, basta fazer o procedimento padrão de setar a GR-55 em seu DAW. Após isso, só plugar o que irá gravar (no meu caso, um microfone):

      



 Depois, é só gravar normalmente. Aqui citarei alguns pontos:

 1)  Primeiramente, verifique a condição do patch. No caso de uma microfonação, eu simplesmente anulei todos os parâmetros no patch, apenas setando - obviamente - o NORMAL PU e aumentando o volume do mesmo.
 2) O OUTPUT LEVEL deixei em 12hs, mas considere a relação de volumes (PU/PATCH/OUT) para sua utilização. Aqui, vale salientar que em minha gravação, o sinal da pedaleira sai baixo, sendo assim, depois eu o aumento na DAW. Tudo será descrito abaixo (clique nas imagens para amplia-las).



 Aqui, a pista já gravada. repare no sinal baixo:

Aqui também encontra-se o Master OUT e o IN mono (esquecidos, kkkk!)

 Devido ao sinal baixo já citado, simplesmente amplifiquei o sinal:


Após o sinal amplificado, o que fiz foi capturar os ruídos (de sons externos, bem como o ruído do microfone) para retirá-los:

O que está em destaque é o ruído que está sendo capturado

Aqui, processando o efeito

Aqui, a trilha já com o noise reduction


Como citei, esqueci (também...) de setar o IN stereo, logo, o transformei em uma pista stereo: 

O que era mono.......

...... virou stereo!!!

Por fim, para tentar melhorar as deficiências do mic, adicionei um plugin nativo do Adobe Audition para dar um brilho a mais no som:
Esse é um plugin que adiciona um conjunto parâmetros/efeitos




 Agora, o resultado, você encontra nesse post:



É isso!

 [ ]'s sintetizados!!

18 comentários:

  1. eu denovo,,blz Rafael??
    tem como usar a GR apenas com o cabo USB, para gravar? ou preciso de algum programa? ou por o cabo na saida de phones,ou L/MONO??
    já fui em midi/usb,e audio in/out esta em 100,e direct monitor em ON.
    mas nao sai som,e tambm NAO ouço som pelo meu PC,
    somente pelo fone de ouvido,,
    Obrigado,,Ismael !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, Ismael!

      Você precisa, para gravar com a GR-55 via USB, primeiramente instalar o driver da pedaleira em seu computador. Você pode encontrar o mesmo nesse post:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/03/utilidade-publica-utilidades-da-gr-55.html

      Com o driver instalado, basta abrir o teu programa de gravação (eu "ainda" utilizo o Adobe Audition 3) com a pedaleira ligada e setar a mesma (input/output/controlador) no programa. Se você setar a GR-55 como output, o som da DAW sairá através da pedaleira. Se setar o master, o som aí sim sairá nos falantes de seu computador.

      Quando você citou programa você quis dizer DAW ou driver? Em todo caso, você precisará de ambos para gravar com a GR-55 via USB. Via L/R/PHONES, só precisará mesmo da DAW! Mas gravar via USB, com a GR-55 funcionando como interface, tem suas vantagens!

      [ ]'s!

      Excluir
    2. olá,
      desculpe mas,,eu nem sei o q é daw,rsrs
      e quanto ao adobe 3 ,to baixando um mas nao sei nada do programa,será q vou conseguir ??
      já tenho o driver da pedaleira instalado,
      agora este (setar)como é?
      só o cabo usb ligado ao pc ira enviar o sinal da GR,ou vou precisar ligar mais cabos??
      se puder de uma detalhada de como fzr,pois como percebe-se sou leigo no assunto,,OBRIGADO.

      Excluir
    3. Eae!

      DAW (Digital Audio Workstation) é o próprio programa, no meu caso o Audition. Esse Audition que utilizo é antigo... há versões mais recentes, bem como programas mais completos. O utilizo por costume mesmo!

      Agora, quanto a setar a GR-55 no Audition, é o seguinte:

      1) Com a GR-55 ligada e conectada ao computador, abra o programa;

      2) Na aba MAIN, em cada track haverá duas setas sendo (→)input e (←)out. Clique sobre, e vá em "Audio Hardware Setup...";

      3) Na janela que se abrir, basta escolher a GR-55 como o "Audio Driver" e aplicar a mudança;

      4) Aplique a mudança para todas as tracks;

      5) Grave!

      Bom, em base - se não esqueci nenhum detalhe - é isso!

      Qualquer coisa, só postar!

      [ ]'s!

      Excluir
    4. ok!?
      consegui um adobe versao 1.5
      e quanto ao driver baixei o q vc postou,mas,, na aba main da GR nao tem o input output,q vc diz,sera q estou fazndo certo??e quanto ao adobe nao sei mexer em nada,,entao,,,nao consigo fazr nada,,,se puder me dar mais dicas,,,agradeço sua paciencia,,!!

      Excluir
    5. Ah! A aba main que me refiro é no Adobe. No 1.5 é o "Multitrack View" (estou indo pelas imagens do programa, pois a interface é um pouco diferente do 3, mas tem os mesmos caminhos). Lá terá o OUT e o IN, bastando aí setar as entradas e saídas da GR-55.

      Excluir
  2. Olá Rafael, e pra fazer a USB da Gr-55 funcionar como AUDIO (in/out estereo) com o iOS (iphone/ipad), tem como? Pois plugando uma mesa 1204usb no iphone 4s, tudo funcionou automaticamente (in/out estereo). Mas não descobri como configurar na gr-55 pra habilitar essa função da USB. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Ronaldo!

      Então, esse é um ponto que seria mais interessante você contactar "MAC/GR-55 Users". O Pamplona Junior - http://pamplonajunior.blogspot.com.br/ - é um desses caras, além, evidente, do VGuitarForums - http://www.vguitarforums.com/smf/ - que tem vários "MAC/GR-55 Users", mas ao que aparenta esse tipo de uso não é possível - não há ao exemplo um app para o mesmo - apenas "ainda" o MIDI Control é.

      No mais, me desculpe por não poder ajudar nesse caso do iPad/iPhone (talvez o Pamplona Jr. tenha feito algum teste relativo a tais produtos). Se fosse apenas o caso de habilitar o USB na GR-55 para o uso como controlador, bastaria setar o MIDI/USB SW no [SYSTEM] da GR-55 para ON.

      [ ]'s!

      Excluir
  3. E ae Rafael tudo bem? to com um problema no meu cabo ou gk , vc bate no cabo ou apenas o fato de se movimentar no palco Com Distorçao ele dá uns estralos tipo mal contato que será hein, será que tem como testar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Rogério!

      Eu tenho esse problema constantemente com meu cabo. O que constantemente faço para tentar diminuir esse inconveniente é, em base, isso:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2015/10/dica-manutencao-preventiva.html

      A princípio, seria uma boa a limpeza dos contatos e o "arretamento" do cabo para procurar diminuir tal incidência. Aquela "passadinha" do cabo pela correia também é uma boa soma, hehe! O cabo espiralado não utilizo mais, por enquanto...

      Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  4. olá .. por favor tem como eu colocar audio em mp3 num pendrive e rodar pela esse audio em mp3 pela porta usb da gr55 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinicius!

      A GR-55 não lê arquivos mp3, mas sim WAV. Sobre rodar pela porta USB seria para algo do tipo gravar guitarra + backing track em uma DAW? Perguntei isso pois, caso sim (ou algo do gênero), isso não limitaria as opções que teríamos em gravações multitrack? Pergunto isso pois em outras situações (como "som ambiente") você pode utilizar os outputs mesmo... ou há uma especifidade para o USB?

      Sobre rodar os arquivos de áudio a partir da pedaleira, dá uma lida aqui:

      http://goo.gl/Gx6TiO

      Seria isso? Vê aê!

      [ ]'s!

      Excluir
  5. Olá Vinicius uma dúvida basica: a GR55 como placa de áudio onde encaixo um microfone externo para gravar? Uso o Audacity e só consigo gravar com o microfone interno do computador
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      No exemplo do post, conectei o microfone na entrada J10 do GK-3 (cabo P10). Na postagem abaixo, fiz algo semelhante, porém com guitarra:

      https://monstrinhosonoro.blogspot.com/2011/09/dica-utilizando-duas-guitarras-na-gr-55.html

      Em relação a configuração da GR-55 para gravar, você pode, por exemplo, direcionar os sons dos TONE's para panoramas específicos (L/R). Por exemplo, gravar, no seu caso, microfone no L e outros timbres (hexafônico) no R! Posteriormente, na DAW, você executa ações específicas (como transformar as pistas em stereo).

      Basicamente, é isso!

      [ ]'s!

      Excluir
  6. A dúvida é endereçada ao Rafael por engano escrevi Vinicius

    ResponderExcluir
  7. Vc tem vídeo demonstrativo desse processo para utilizar a Gr55 como interface pq não tenho dinheiro para nada, mas tenho a gr e conteúdos assim é difícil no YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um video, ficarei lhe devendo, mas o que basicamente fiz é utilizar a entrada P10 do GK para conectar o "instrumento extra" ou sem captação hexafônica. Fora isso, outra ação é setar/ativar o NORMAL PICKUP (entrada P10) no patch, na GR-55.

      Na pedaleira (além da opção de PAN citada em comentário anterior), bastam esses passos! As outras configurações, são as "padrão" no seu computador (driver e configuração na DAW/programa de gravação, por exemplo), setando/escolhendo a GR-55 como entrada e, caso queira, saída de áudio.

      Lembre-se que com a GR-55 também podemos escrever/gravar MIDI, utilizando assim, nosso instrumento como controlador para posterior alteração de timbres com VSTi's, por exemplo!

      [ ]'s!

      Excluir