DIVERSOS - Por dentro de um GK

Fala!


  Para quem tem curiosidade ou interesse:


Uma imagem geral da PCI

Mais informações e imagens:


 Link original: http://guitar-plaza.com/gt/bh120.html


 Google Translator: http://translate.google.com.br/translate?sl=ja&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fguitar-plaza.com%2Fgt%2Fbh120.html




Pinagem


 Pinagem:

Link original: http://guitar-plaza.com/gt/gk.html


Google Translator: http://translate.google.com.br/translate?sl=ja&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fguitar-plaza.com%2Fgt%2Fgk.html




 Uma ótima fonte para quem quiser desmontar um GK para fazer um GK-KIT-GT3 a partir dele, ou fazer um footswitch - 2 switches e um controller (VOL do GK) - para a GR-55, onde ainda é possível deixar adicionada uma entrada para guitarras sem GK nesse foot! HEAVY MOD, inclusive cortando um cabo 13PIN, hoho!!!  




 Falando nisso, uma observação sobre o pino 9 do GK-3: http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=5259.0




 E, para complementar, uma mod na GR-55:

Perceberam o IN a mais, haha?!?!
 [ ]'s sintetizados!

23 comentários:

  1. ai, vc tem o esquema de como fazer essa adaptaçao para entrada p10? se tiver manda pra mim por favor. luizefizio@hotmail.com. seu blog ta me ajudando muito, muito bom. valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Luiz!

      Que bom que o blog está lhe ajudando!

      Sobre o esquema, você diz a alteração interna na GR-55, né? Eu não fiz essa modificação, apenas a montagem desa foto hehe, pois tenho dois GK's, além de, quando necessário, utilizar o IN do GK para eventual necessidade.

      Essa ligação - sem o buffer do GK - se baseia apenas em dois pontos de solda na PCI interna 13PIN da GR-55, onde, além disso, é necessário apenas um jack J10 mono. Basta apenas soldar o (-) do jack no terra comum e o (+) na ilha que diz respeito ao pino 7 (GUITAR SIGNAL). Você encontra facilmente os pontos de solda, no "olhometro" ou com um multímetro em teste de continuidade. Depois de soldado, é só alocar o jack:

      http://goo.gl/CgZ5r


      Lembre-se que não há o buffer nesse caso. O ideal seria montar um:

      http://goo.gl/RX8AB


      Leia aqui também, por favor:

      http://goo.gl/gCcqC


      [ ]'s!

      Excluir
    2. Olá! Acabei de fazer esta modificação ontem na minha GR-55, colocando um jack P-10 para ser usado com qualquer guitarra, como uma GT-10. Me contate pelo email que em breve posso enviar fotos e esquema, é muito simples de fazer. Marcus Feil - dê uma olhada em meus vídeos no YouTube que também mostro uma guitarra onde desmontei e instalei internamente um GK-3. Procure por Marcus Feil no YouTube. Meu email: mvfeil@ig.com.br

      Excluir
  2. cara, valeu mesmo. na realidade é meu pai que entende de eletronica, eu nao entendo nada. vc sabe se nao fizer o buffer fica bom tambem?
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK!

      Sem o buffer, talvez haja problemas com ruídos, além de não aproveitar o preamp do GK-3. Geralmente o pessoal faz sem o buffer mesmo, pela facilidade da modificação. Logo, só fazendo pra saber!

      Excluir
  3. Olá! Excelente blog! É possível dizer como uso a guitarra normal com os efeitos da GR55 como se fosse uma pedaleira GT10? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Eae!

    Obrigado, cara!

    Sobre usar a GR-55 como se fosse uma GT, você se refere a que tipo de uso? Por exemplo:

    1 - Com o GK
    2 - Através do GK, em uma guitarra sem GK
    3 - Sem o GK, direto na GR

    Sendo que:
    1 - Para utilizar com o GK, basta setar o NORMAL PICKUP no patch e a utilizar normalmente (GK no MIX ou no GUITAR)
    2 - Para utilizar através do GK em uma guitarra sem GK, uma opção seria a descrita nesse post: http://goo.gl/3i8su
    3 - Para utilizar sem o GK, direto na GR, uma opção é a que citei no comentário acima: http://goo.gl/YiFgS

    Seria isso?

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela rápida resposta. Essa sua atenção faz do seu blog uma excelente fonte de consulta. Mais uma vez parabéns!
    Vou esclarecer (eu acho): Eu uso o GK3 e uma só guitarra. Assim, gostaria de usar, na guitarra, o pickup dela normal, com os efeitos do GT10 (e não os emulados como VG). Em outras palavras, gostaria de usar somente uma pedaleira - a GR55 - com todas as opções possíveis (guitarra normal com efeitos e os efeitos da sintéticos da GR55). []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!

      Esclareceu sim, hehe!

      Basta apenas considerar os TONE's - [EDIT] > TONE - e seu estado. Quando o quadrado relativo ao TONE está preenchido, o mesmo está setado, e, quando o mesmo está "vazio", ele está desativado. Logo, para utilizar o NORMAL PICKUP mais os timbres PCM, basta deixa-los setados (exceto o MODEL) no TONE! Os comandos se dão pelo Dial e os cursores em sua volta. Depois disso, basta atribuir os parâmetros como quiser e gravar seu patch. Fora isso, deixe o GK na posição MIX, devido a alguns efeitos, como o delay (inclusive, é um bom uso para o seletor do GK essa função de ativar/desativar delays, por exemplo). Não esqueça - obviamente - de ligar a guitarra no IN do GK (eu esqueço as vezes, ainda mais quando troco de guitarra e esqueço o P10 kkk!).

      Tem um post com um patch estruturado para a utilização do NORMAL PICKUP:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2012/01/patch-normal-pu-win.html

      Nesse patch, a ideia é - como você citou - utilizar a GR como uma GT, utilizando as funções mais "padrão" para qualquer estilo (drive/clean/delay/chorus/wah). No caso do patch utilizei modelações de amp, mas você pode utilizar modelações de pedal, porém "perdendo" o wah. É possível adicionar os PCM nele, porém será necessário atribuir tais parâmetros (uma boa seria utilizar o EXP PEDAL para trabalhar com os volumes do PCM e/ou da guitarra).

      Muitos patches de fábrica da GR-55 vem sem ASSIGN, sendo mais simples sua alteração. Digo isso pois o que você pode fazer também é pegar um patch de fábrica que esteja configurado de acordo com sua necessidade e edita-lo a seu modo, por exemplo desativando o MODEL e ativando o NORMAL PICKUP, trocando as modelações de amp e/ou pedais e alterando os timbres PCM (repare que o patch de fábrica com a alteração será salvo em USER).

      Vê aê, e qualquer coisa, postaê!

      Excluir
  6. Muito obrigado. Vou tentar e depois te aviso o resultado! Grande abraço/Francisco

    ResponderExcluir
  7. Olá, fiz algumas das alterações sugeridas e ficou muito legal. Gostaria de saber se é possível fazer a saída da guitarra (captadores normais e efeitos do GR55 como uma simples GT10) poderia sair no "guitar out" ao invés de sair na saída comum (L/Mono). Assim, pergunto se é possível que a saída comum tenha os sons com timbres PCM e Modelados e a "guitar out" os da guitarra (captadores normais e efeitos GT10) num mesmo patch. Por fim, pergunto se o patch que vc fez (WIN) tem um arquivo pronto e se é possível inseri-lo diretamente. Pergunto isso pois vi que vc tem um link para download (eu baixei, mas o arquivo parece ser um .mid). Abraço e obrigado/Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco!

      Que bom que as alterações ficaram boas e, é claro, funcionais!

      Sobre enviar o "Modulo GT" para o GUITAR OUT e não só as modelações ou NORMAL PICKUP, creio que não seja possível, pois acho que esse direcionamento não seja físico, como no caso da adição de outro IN na GR-55, mas sim via software (ou seja, quem sabe em uma nova atualização?). O que pode-se fazer é tentar trabalhar com os PAN, se limitando aos efeitos que contém tal parâmetro. Sendo assim, você pode jogar, por exemplo, timbres PCM para o L e timbres "de guitarra" para o R. Nesse caso, a perda de possibilidade sonoras e combinações é grande, o que não torna isso muito interessante de ser feito.

      O patch é .mid mesmo, e funciona assim como os arquivos .g5l! Basta seguir o tutorial para adiciona-lo diretamente na GR, via GR-55 Libarian:

      http://monstrinhosonoro.blogspot.com.br/2011/09/tutorial-adicionando-patches-via-gr-55.html

      Excluir
  8. Vc é o cara! Obrigado/Francisco

    ResponderExcluir
  9. e ai mano tudo na boa? ve se vc entende essa para aki q o cara ta fzendo no GR dele http://www.youtube.com/watch?v=lziQEMrva0E&feature=related,em coragem? kkkkkkkk abraço/ cleber macedo de sao paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eaê, Cleber! Sumiu, hein?

      Dá uma olhada aqui:

      http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=3236.0

      A instalação é simples! O mais complicado é a obtenção... =P

      Excluir
  10. blz mano,mas pra q serve esse esquema ai,qual a funçao? Cleber@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi, é um "filtro para micro-sinais" em captação piezo, que por vezes são interpretados como nota na GR-55, nos PCM's e na utilização do instrumento como controlados MIDI (escrita e tal).

      Excluir
  11. e ai mano beleza? sou eu denovo o cleber de sao paulo,eu queria saber se eu pegar um (FCB 1010) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430634935-fcb1010-controlador-pedal-behringer-cabo-midiusb-_JM consigo endereçar para os pedais dele o paths q eu monto no gr55,isso me traria mais praticidade pra trocar um path pra outro q estaja mais longe.grande abraço mano

    ResponderExcluir
  12. Ao que parece sim - http://www.vguitarforums.com/smf/index.php?topic=3978.msg26886#msg26886 - mas ainda vou de ASSIGN! E aqui tem um cara utilizando o FCB1010 para controlar parâmetros da GR-55:

    http://youtu.be/vlag9iu_RCU

    Acho que até já chegamos a falar sobre isso, não? O chato será aquele mute na troca de patches... logo, mais um ponto para os ASSIGNS! XD

    [ ]'s!

    ResponderExcluir
  13. Olá, instalei um Jack in para usar Guitarra sem GK (conforme a foto no blog)utilizando a GR55 como GT10(somente normal pick up), instalei sem Buffer.
    De início funcionou normalmente, porém agora fica dando uns Estalos Bem Altos que impede o funcionamento.
    Tem alguma informação de alguém que tenha feito e tenha funcionado? Será que se construir o Buffer resolverei este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo!

      Legal! Sabe, eu não utilizo dessa maneira com muita frequência, sendo que utilizo o adaptador que fiz, como cito no post "
      DIVERSOS - Adaptador 13PIN/P10", mas ainda não tive esse problema. A outra maneira que utilizo - via GK IN - também nunca apresentou isso. Esses estalos são constantes, sem motivo algum? Com o NORMAL PU via GK o mesmo acontece?

      Sobre alguém ter feito a mudança e ter relatado tal fato/funcionamento/problemas/soluções, o http://www.vguitarforums.com é onde você encontrará users da GR-55 que fizeram a modificação em seu synth, inclusive foi de lá que retirei a imagem da mod. Vale uma visita e pesquisada no site, e não só devido a isso!

      Sobre o buffer, até um pedal - mesmo que em bypass (não true) - já faria esse papel. Mas há também circuito de preamp simples como esse:

      http://www.till.com/articles/GuitarPreamp/

      Vale o teste! Ah, no vguitarforum, o buffer é sempre indicado, mas nem todos o fazem (não sou membro do fórum, mas por vezes faço minha visita lá!).

      [ ]s!

      Excluir
  14. usando ele na nteface da rolande gl20 sintetizador perco sintetizador fica normal????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manuela!

      O GK é "apenas" o conversos de sinal. A questão - pelo que entendi de sua postagem - é sobre o GI-20. A GI-20 é uma interface, enquanto - a exemplo - a GR- 55 é um sintetizador. O GK é funcional em ambas. Com a GI-20 serão necessários instrumentos virtuais, um computador (...), visto a função anteriormente citada. Já a(s) GR(s) tem em si os sons sintetizados e modelados.

      Seria isso a questão? Se não, postaê!

      [ ]'s!

      Excluir